A Polícia japonesa confirmou no domingo (20) a morte de um dos mais populares autores de mangá do arquipélogo. Yoshito Usui, autor de “Crayon Shin-chan”, estava desaparecido desde o dia 11 de setembro.
O autor havia dito à família que ia passear, mas voltaria no mesmo dia. O corpo de Usui estava na montanha Arafune, na província de Gunma, local que visitava com frequência. A polícia acredita que ele tenha caído de uma altura de 120 metros ao passar por uma trilha.
Yoshito Usui, de 51 anos, tinha em seu currículo o grande sucesso “Crayon Shin-chan”, publicado desde o início da década de 1990 e que ganhou uma série animada em 2002, que se mantém entre os líderes de audiência desde então.
A animação foi exibida no Brasil, na tv por assinatura, pela extinta Fox Kids (ex-Jetix, atual Disney XD). Atualmente, está no ar no canal Animax. O personagem causa dor de cabeça a pais e educadores por causa do mal exemplo que dá ao fazer a “dança da bundinha peladinha”.
A revista que publica as histórias de “Shin-chan” no Japão afirmou que o mangá será lançada por mais dois meses, pois o autor já tinha entregado esses capítulos.