Polanski viaja no mundo de Oliver Twist

Roman Polanski, depois de seu multipremiado “O pianista”, se refugiou no mundo de Charles Dickens e anunciou para julho o início das filmagens de um novo “Oliver Twist”, em Praga.

Será uma co-produção anglo-ítalo-franco-tchecoslovaca de 45 milhões de euros que será protagonizada por Barny Clark, um garoto de 10 anos que fez pequenos papéis em séries televisivas, mas nenhum como protagonista. O autor do roteiro é Ronald Harwood, premiado com o Oscar pelo roteiro de “O pianista”.

“Cortamos alguns episódios secundários mas tratamos de respeitar a essência do romance e de sua estrutura narrativa”, declarou Polanski em entrevista em Paris.

Esta será a primeira vez em que Polanski dirigirá um filme destinado primordialmente à infância. O septuagenário cineasta polonês naturalizado francês reconheceu que o fato pode ter a ver com seus dois filhos, de 6 e 11 anos, fruto de seu terceiro casamento, com a atriz Emmanuelle Seigner.

O filme será rodado em Praga, “porque isso nos permite reconstruir a baixo custo a Londres do século XIX”, disse Polanski. Os atores serão exclusivamente ingleses, provenientes principalmente do teatro, “porque além de disciplinados são os únicos capazes de reproduzir exatamente o sotaque da época”.

Polanski afirmou que seu filme não terá nada a ver com outras clássicas versões do romance de Charles Dickens, como a de David Lean de 1948 ou a comédia musical “Oliver!” de Carol Reed, de 40 anos depois. “Meu Oliver será um garoto honesto, valente e discreto”, afirmou.

Barny Clark, escolhido entre centenas de aspirantes ao papel, declarou-se satisfeito por poder se afastar pela primeira vez de seus pais durante as filmagens, “apesar de que já disseram que me visitarão freqüentemente”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo