Manoel nasceu em
Rio Negrinho, SC.

Com uma vida repleta de lutas, percalços e persistência, o advogado e escritor Manoel de Andrade finalmente lança seu primeiro livro no Brasil, o Cantares, depois de 30 anos ?de abstinência literária?, como ele mesmo diz. Muitos de seus poemas já foram publicados por O Estado. O lançamento de Cantares será amanhã, a partir das 19 horas, nas Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação, em Curitiba.

continua após a publicidade

A poesia política que produzia na década de 60 o levou à fuga do Brasil em 1969 por conta da perseguição da ditadura, além das outras três fugas da Bolívia, do Peru e da Colômbia (onde seus poemas já haviam sido publicados antes mesmo de ele chegar lá). Em Cantares, Andrade reúne alguns de seus desejos, indignações sociais e políticas, além da inquietude com relação ao meio ambiente. ?Com os poemas entrego a expressão mais bela e honesta da minha condição humana sem nada esperar em troca, a não ser a anônima emoção que alguém possa ter em sua leitura?, afirma. Um dos principais poemas publicados em sua história conturbada proveniente de seus poemas políticos foi Saudação a Che Guevara, divulgado naqueles países inclusive em panfletos. Seu primeiro livro editado fora do Brasil (de 1970) foi Poemas para la libertad, publicado na Bolívia, Equador, Estados Unidos e Colômbia.

Manoel trabalha na área gerencial de uma empresa de medicina de grupo. Não chegou a atuar como advogado, pois os planos foram interrompidos com a fuga do Brasil. Filho de pais pobres, o escritor começou a se interessar pela literatura na faculdade, quando tinha contato com a literatura grega. Segundo Manoel, não sobra muito tempo para ler, mas seu interesse maior hoje se concentra nas áreas de história e filosofia.

Andrade nasceu em Rio Negrinho, Santa Catarina, é casado e tem cinco filhos. Em 1965, recebeu o 1.º Prêmio no Concurso de Poesia Moderna do Centro de Letras do Paraná. No mesmo ano, juntamente com Helena Kolody, João Manuel Simões e Paulo Leminski, participou da Noite da Poesia Paranaense, no Teatro Guaíra. Em 1968 (mesmo ano em que teve que deixar o Brasil), a revista Civilização Brasileira publica sua Canção para os homens sem face. Por conta disso, Dalton Trevisan e Jamil Snege apontam Andrade como um dos três destaques literários no Paraná em 1968.

Serviço

continua após a publicidade

Lançamento do livro Cantares, de Manoel de Andrade. Será nas Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação, em Curitiba, a partir das 19 horas. Haverá sessão de autógrafos com o autor. O telefone da livraria é (41)-3330-5118.