Planejamento urbano em discussão

?Planejamento, patrimônio e a formação da memória em Curitiba? é o tema da palestra do professor Magnus Roberto de Mello Pereira, convidado para participar da 15.ª edição do projeto ?Hora da Prosa – Conversas sobre Patrimônio Cultural?. O encontro acontece hoje, às 18h, na Casa Romário Martins.

Professor e coordenador do curso de História da Universidade Federal do Paraná, Magnus Roberto Pereira falará sobre o impacto dos processos de planejamento urbano sobre a cidade, especialmente na região histórica de Curitiba. Magnus Pereira tem muitos trabalhos sobre esse tema. É doutor em História Urbana pela Universidade Federal do Paraná, com pós-doutorado na Universidade de Coimbra. Integra o Cedope – Centro de Documentação e Pesquisa de História dos Domínios Portugueses, onde se dedica ao estudo da história do Paraná no período colonial, à memória das ciências do Brasil Colônia e à tradição urbanística de Portugal e suas colônias. É autor de diversas obras sobre essa tradição.

Magnus Pereira também foi coordenador geral de Política Cultural do Ministério da Cultura. Trabalhou ainda no Museu da Imagem e do Som e no Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), onde coordenou o projeto História da Indústria do Paraná.

O projeto ?Hora da Prosa? é realizado pela diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, com o objetivo de promover o debate, a troca de idéias e a divulgação de questões ligadas ao patrimônio histórico e cultural em Curitiba e no Paraná. Os palestrantes são profissionais e especialistas dessa área, que apresentam projetos, estudos ou trabalhos técnico-científicos, discutem propostas e soluções, fomentam o debate, orientam políticas de gestão e difundem conhecimentos sobre temas relacionados à memória, à história ou aos bens culturais.

O programa é aberto a historiadores, arquitetos, estudantes e a todos os interessados no tema da preservação do patrimônio. Este ano já foram realizados outros dois encontros com o sociólogo Danilo Miranda, diretor do Sesc São Paulo, e com o arquiteto Salvador Gnoato.

Serviço:

Hora da Prosa – Conversas sobre Patrimônio, com o historiador Magnus Roberto de Mello Pereira. Hoje, às 18h, na Casa Romário Martins, Largo da Ordem, 30. Entrada franca.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo