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Duas festas, um brunch pela manhã no Copacabana Palace e outra no Forte de Copacabana, que reuniu mais de 700 pessoas, a metade trazida de várias partes do mundo marcou o lançamento do calendário Pirelli de 2005, fotografado no início do ano no Rio, a primeira locação no hemisfério sul. Quatro modelos brasileiras, duas americanas e as outras vindas da Rússia, Montenegro, da Romênia, Suécia e Alemanha posaram nas praias e florestas cariocas para o francês Patrick Demarchelier, que já foi o fotógrafo oficial da princesa Diane e o principal da Harper?s Bazaar.

"Foi ótimo trabalhar aqui porque as pessoas são muito organizadas, simpáticas e as mulheres são belíssimas", disse Demarchelier ontem, durante a entrevista coletiva realizada no Golden Room do Copacabana Palace, com a presença de mais de 200 jornalistas de 40 países onde a Pirelli vende seus produtos. "Aliás, a beleza da paisagem e das mulheres foi o motivo de escolhermos o Brasil e, especialmente o Rio, como cenário das fotos. Eu não conhecia a cidade, passei dez dias aqui e adorei tudo."

O calendário tem 22 páginas, em que 12 modelos aparecem em poses sensuais que certamente vão enfeitar oficinas mecânicas de todo o mundo. Tradicionalmente, as fotos são em preto e branco e, para produzi-las, a equipe da Pirelli e de Demarchelier passou os meses de março e abril deste ano preparando as fotos, uma superprodução, como mostrou o making of de 15 minutos exibido durante a entrevista. O gerente de comunicação da empresa no Brasil, Humberto Andrade, explicou que a comemoração dos 75 anos da multinacional italiana no País também foi o motivo de se escolher o Rio para cenário das fotos do calendário, que terá uma edição de 40 mil exemplares distribuídos em todo o mundo. A empresa não divulga seu custo.

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As quatro modelos brasileiras, Liliane Ferrarezi, Adriana Lima, Isabeli Fontana e Valéria Bohm (esta, escolhida num concurso na MTV) e a americana Erin Wasson estavam na coletiva, mas nada falaram. Aliás, quem dava todas as informações era a inglesa Julie Naylor, que coordena a edição dos calendários. Ela é da Pirelli inglesa e determinou que todo o evento fosse falado nessa língua, embora predominassem na coletiva jornalistas italianos.

O calendário Pirelli é produzido desde 1964 e já teve 32 edições, pois não foi publicado em 1967 e entre 1975 e 1983. O esquema é sempre o mesmo, modelos conhecidas em poses sensuais, mas não necessariamente nuas (embora sempre mostrando mais do que as convenções ocidentais permitem). Nomes consagrados da fotografia como Annie Leibovitz, Mario Testino, Richard Avedon e Peter Lindbergh já clicaram as modelos, sempre em lugares charmosos, preferencialmente praias (Mallorca, Bahamas, Jamaica, Califórnia, sul da Itália já foram cenários) embora Nova York tenha servido de fundo três vezes e até as britânicas cinzentas Londres e Edimburgo também.

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