Em outubro próximo, a Pinacoteca do Estado receberá a exposição Os tesouros do senhor de Sipán. A mostra reúne peças de ouro e cerâmica pertencentes àquele considerado o Tutankhamon das Américas, o Senhor de Sipán, que hoje fazem parte do acervo do Museu das Tumbas Reais de Sipán, complementada por objetos de coleções particulares e de museus brasileiros e peruanos.
A Associação dos Amigos da Pinacoteca do Estado está organizando uma viagem à região norte do Peru, para levar interessados em conhecer in loco uma das mais destacadas culturas pré-colombianas, a cultura mochica ou moche, à qual pertencem os objetos de Sipán. O grupo de 20 pessoas será acompanhado por Marcelo Araújo, diretor da Pinacoteca, e pelo museólogo peruano Manuel Julio Vera, presidente da Casa da Cultura Peruana em São Paulo. O programa prevê atividades exclusivas que só serão possíveis pelos contatos privilegiados desses especialistas com representantes de museus locais.Em Sipán, os participantes do grupo terão a oportunidade de assistir a uma apresentação de ritos de xamanismo, e de uma apresentação musical, composta por canções tocadas em réplicas de instrumentos de época. Serão ainda visitadas excavações arqueológicas em Sipán, Chan Chan, Huaca Del Sol e de la Luna, além de museus em Lima e Trujillo.
Para quem quiser prolongar a viagem por mais alguns dias, há possibilidade de estender o programa para Machu Pichu e Cuzco ou Arequipa e Cânion do Colca, cada uma para no máximo 10 pessoas. A agência responsável pela organização da viagem é a Climb Turismo, especializada em viagens ao Peru.