Uma jovem pianista brasileira vem chamado a atenção em território nacional e na Europa. Trata-se da mineira Bárbara Garcia, de 26 anos, que vive em Viena, na Áustria, e acaba de lançar seu primeiro CD com peças de Bach, Chopin Villa-Lobos, Ravel e Prokoffiev.
Lançada com o selo da gravadora Sonhos e Sons – comandada pelo compositor, arranjador e multiintrumentista mineiro Marcus Viana – a obra contém sete faixas. Todas foram gravadas ao vivo, no Teatro da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituição pela qual Bárbara é formada.
?Considero o CD como uma estréia. Ele é importante em meu currículo, podendo me abrir algumas portas. Entretanto, é importante principalmente na divulgação da música clássica. A obra foi gravada em 2005, mas em função de algumas dificuldades envolvendo direitos autorais, foi lançada apenas em dezembro do ano passado?, conta a pianista.
Em Viena, Bárbara, que começou a tocar piano aos seis anos de idade, estuda no Prayner Konservatorium. A moça já participou de diversos concursos nacionais e internacionais. Em 1999, aos 17 anos e em São Paulo, foi a segunda colocada do Concurso Internacional de Piano Artlivre e a primeira no Concurso Nacional de Piano Souza Lima.
Recém-casada com um austríaco, Bárbara não tem planos de voltar a morar no Brasil. Entretanto, ela pretende vir ao país em setembro do próximo ano para gravar um segundo CD, contendo músicas de Villa-Lobos. A idéia é de que o trabalho seja divulgado na Europa, tornando a música clássica brasileira ainda mais conhecida.