Londrina está no roteiro de mais uma turnê nacional. Desta vez, a associação cultural Artis Colegium traz à cidade uma das mais bem-sucedidas iniciativas da música erudita brasileira nos últimos anos. O ?Projeto Piano Brasil III?, série que marca os 45 anos de carreira de Miguel Proença, importante nome do meio artístico brasileiro. Gaúcho radicado no Rio de Janeiro, o pianista fará um recital em Londrina no dia 3 de agosto, às 20h30, no Teatro Crystal Palace.
O programa da noite traz quatro peças líricas (op.13) do compositor brasileiro Alberto Nepomuceno (1864-1920), uma sonata (op.58 nº 3) de Frédéric Chopin (1810-1849) e uma obra (Quadros de uma Exposição) do compositor russo Modest Mussorgsky (1839 ? 1881).
Pianista de renome internacional, Miguel Proença é um instrumentista elogiado, nos últimos 40 anos, por críticos nacionais e estrangeiros. No ano passado, por seu trabalho ao lado de Bibi Ferreira em ?Tango?, recebeu o Prêmio TIM de Melhor Disco em Língua Estrangeira.
O Piano Brasil começou há dois anos e já passou por mais de 30 cidades brasileiras. Agora, em sua terceira edição, o projeto inclui na turnê as cidades de Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Blumenau (SC), Brasília (DF), Cachoeira do Sul (RS), Campo Grande (MS), Caxias do Sul (RS), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Mariana (BH), Montenegro, Novo Hamburgo, Pelotas e Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Rio Negro(PR), Santa Cruz do Sul (RS) e São Paulo (SP).
Em 2005, a gravadora Biscoito Fino lançou a coletânea Piano Brasileiro com os recitais de Miguel Proença (o trabalho foi considerado patrimônio da música brasileira pela UNESCO). Pelo sucesso da turnê, o pianista recebeu o Prêmio Destaque Empresarial do Sul 2006, concedido pela Revista Destaque Gaúcho, e o Prêmio Líderes e Vencedores, concedido pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Pelo conjunto de sua obra, Miguel Proença também foi recentemente indicado para fazer parte do ?Wall of Fame? da Steinway&Sons (na Alemanha), a mais importante fábrica de pianos do mundo.
O grande sucesso da turnê inicial levou à confirmação de mais 18 concertos para o ano de 2006, com a renovação dos patrocínios do Sesi Nacional, Souza Cruz, Agência de Fomento e apoio da Lei Federal de Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura. O projeto conta agora também com os apoios das empresas Peiu Sociedade e Albatroz Participações.
Serviço:
Projeto Piano Brasil III – Recital com Miguel Proença
Dia 3 de agosto, às 20h30, no Teatro Crystal Palace (Rua Quintino Bocaiúva, 15)
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudantes e aposentados)
Ponto de vendas: Crystal Palace Hotel
Realização local: Artis Colegium
Realização nacional: ARSIS e Branco Produções
Patrocínio: Sesi, Souza Cruz, Governo Federal/Lei Federal de Incentivo à Cultura
Apoio local: Crystal Palace, Universidade Estadual de Londrina/Casa de Cultura e Universidade FM.
Venda de ingressos na portaria do Crystal Palace. No dia do evento, uma bilheteria na entrada do teatro funcionará das 12 horas às 20h30.