O exemplo de vida e superação do maestro e pianista João Carlos Martins – que interpreta no piano diversas canções utilizando apenas três dedos – poderá ser mais uma vez admirado pela população de Curitiba.

continua após a publicidade

Neste domingo, o artista volta a cidade para uma apresentação com o sexteto de cordas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em benefício da Fundação Pró-Renal Brasil.

Antes do concerto, no qual serão apresentadas obras de Bach (João Carlos é considerado um dos maiores intérpretes do compositor no planeta), Schumann e Tom Jobim, o maestro fará uma palestra na qual irá expor um pouco de sua história de vida e falar sobre a capacidade de superação de problemas que o ser humano deve ter.

“Uma pessoa nunca deve desistir, por maiores que sejam seus problemas. Ela tem que acreditar, até o último segundo de sua vida, que tem uma missão a cumprir”, diz o pianista.

continua após a publicidade

Atualmente com 68 anos de idade, João Carlos começou a tocar piano aos 8 anos, dando início aos 13 a uma carreira nacional e, aos 18, a uma carreira internacional.

Porém, teve seus sonhos interrompidos aos 26 anos, quando sofreu um acidente jogando futebol e rompeu um nervo do braço direito, perdendo o controle sobre o movimento de três dedos. Mais tarde, também perdeu parte dos movimentos da mão esquerda e achou que sua carreira na música estaria acabada.

continua após a publicidade

Com muito esforço (até hoje, o maestro começa seus dias com duas horas de fisioterapia) e após diversas cirurgias, o artista voltou a tocar, mesmo não tendo domínio sobre o movimento de todos os dedos.

É autor do livro A saga das mãos, responsável pela orquestra Filarmônica Bachiana e realiza um trabalho social com jovens carentes de São Paulo, através do qual busca propiciar o conhecimento e o gosto pela música clássica. Percorre o Brasil se apresentando ao piano, regendo e realizando palestras sobre superação.

“Muitas vezes, após o acidente, pensei no pior para mim. Porém, assumi meu problema, não desisti da música e também tomei consciência do que meu exemplo poderia significar para as outras pessoas. Apesar de todas as dificuldades que enfrentei e ainda enfrento, não abri mão de construir minha trajetória na música”, declara.

No dia 6, próxima quarta-feira, João Carlos estará em Londrina, no norte do Estado, onde irá realizar uma apresentação, às 20h30, no Teatro Ouro Verde.

Serviço

Palestra e concerto com João Carlos Martins. Neste domingo, a partir das 12h, no Iguaçu Eventos (Rua São Gabriel, 120), em Curitiba. Ingressos: R$ 80,00. Informações e compra de ingressos através do telefone (41) 3312-5419 (Fundação Pró-Renal).