Depois de passar uma vida na cozinha de duas bandas lendárias, Joy Division e New Order, o baixista Peter Hook resolveu ir para a sala. Aos 55 anos, ele assumiu os vocais de um grupo, The Light, e vai tocar hoje inteirinho um dos míticos discos dos primórdios do pós-punk, o álbum “Unknown Pleasures” (1979), acompanhado de Nata Watson (guitarra), Andy Pool (teclado), Paul Kehoe (bateria) e seu filho, Jack Bates, no baixo.

continua após a publicidade

Hook idealizou o show no ano passado, como um tributo aos 30 anos de morte de Ian Curtis, o vocalista do Joy Division, e acabou pegando gosto. Curtiu tanto que também já tocou inteirinho o outro disco da banda inglesa, “Closer” (1980). Ele mantém um clube noturno em Manchester, terra natal do Joy Division, The Factory, e foi lá que nasceu a ideia.

“Demorei muito para chegar até aqui, e confesso que cheguei bem nervoso. Foi dureza memorizar todas as letras; embora eu as conhecesse tão bem, cantar é outra coisa. Mas agora estou confiante, achei meu tom. Cantar foi ficando mais fácil e mais divertido à medida que a coisa se desenrolava. Tinha dúvidas se era possível, porque eu toquei o baixo na história do Joy Division, e não dava para cantar e tocar o baixo da mesma forma. Mas, com sorte, achei a solução em casa. Meu filho, Jack, toca baixo, e encaixou perfeitamente”, disse o músico.

Peter Hook diz que não dá a menor pelota para as reações negativas ao fato de ter assumido o sacrossanto repertório do Joy Divison. A voz de Ian Curtis, a pegada minimalista do som da banda, o baixo solando em uma tradição oposta à do funk fizeram história. Quando Ian Curtis dançava, ele não estava imitando Mick Jagger nem Robert Plant. Ele estava mergulhando a geração dele na sua própria angústia.

continua após a publicidade

A versão de Peter Hook para “Unkonwn Pleasures” acabou de ser lançada em disco. O baixista conta que não pretendia fazer isso, mas que um amigo seu australiano tinha gravado o show no The Factory e o resultado ficou muito bom. Quando soube, pelo amigo, que havia uma tragédia em Brisbane, na Austrália, por conta de uma inundação, ele resolveu lançar o disco com renda destinada às vítimas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Peter Hook – Estúdio Emme (Rua Pedroso de Moraes, 1.036). Tel. (011) 2626-5835. Hoje, às 23h. R$ 150.

continua após a publicidade