A MTV, com seu estilo avançadinho que conquistou o público jovem, avançou no calendário e estreou no início do mês sua nova grade de programação. O canal é o primeiro a colocar no ar as novidades que programou para 2007, praticamente um mês antes do período habitual de estréias das outras emissoras. No cardápio reformulado, estão as novas atrações comandadas pelos queridinhos da casa, Marcos Mion e Daniella Cicarelli. Mais um ponto a favor dos programas de auditório em detrimento dos videoclipes que construíram a identidade do canal nos anos 90, mas que agora andam escassos na programação.
Tanto os novos Mucho Macho, apresentado por Mion, quanto o Batalha de Modelos, de Cicarelli, apostam na empatia dos apresentadores com o público do canal. O primeiro vai ao ar às quintas-feiras, às 22 h, e mergulha no universo machista sem medo de parecer preconceituoso. Mion chega à nova atração embalado pelo sucesso de Covernation, que saiu do ar. O apresentador está totalmente confortável num figurino que inclui roupão, cueca samba-canção e uma corrente de brilhantes no pescoço, no melhor estilo cafetão.
Tirando algumas brincadeiras de mau gosto, o programa tem seus pontos altos. Como a campanha Faça uma Encalhada Feliz (por semestre). Com um balcão montado ao ar livre, Mion e seus dois assistentes de palco – Mionzinho e Tiozão – distribuem às encalhadas que passam pela rua selinhos e pequenos passeios de mãos dadas com Mion por quantias que variam de R$ 1 a R$ 3. A brincadeira é engraçada. Outra boa idéia é o quadro Clipe Frouxo, onde são exibidos trechos de videoclipes que passam longe do universo machão proposto pelo programa. É bom para lembrar ao espectador que a MTV ainda não abandonou de vez a música.
Daniella Cicarelli também ganha mais espaço na nova grade da emissora. Além do Beija Sapo, a modelo-apresentadora passa a comandar o Batalha de Modelos aos domingos, às 22 h. Ela ainda não está totalmente à vontade e falta inspiração nas piadas, mas é divertida. Para quem gosta de programas inspirados no mundo fashion, como America?s Next Top Model, Batalha de Modelos é um gostoso aperitivo. Num ringue, meninas bonitinhas disputam provas de fotografia e de vídeo. Na passarela em volta do ringue, é simulado um desfile com trocas rápidas de roupa. Essa é a melhor parte do programa, pois é a que mais se aproxima do cotidiano de uma modelo. Os jurados convidados entram no clima descontraído do programa e, ao mesmo tempo, dão credibilidade à briga.
No meio dos novos programas, os clipes garantiram um pequeno espaço no MTV Overdrive. A atração, que começou na internet, chega à tevê mostrando os bastidores das atrações da emissora dando dicas de clipes raros e vídeos mais vistos. No que diz respeito às reestréias, pouca coisa muda. O Jornal da MTV mantém o formato, mas passa a ser diário com uma hora de duração e com uma banda convidada por dia. O Ponto Pê, apresentado por Penélope, também retorna à grade sem grandes mudanças.
Vale ressaltar que a MTV se firmou como um canal voltado para o público jovem, mas não bate de frente com a programação das emissoras abertas. Prova disso é que todas as suas novas atrações vão ao ar a partir das 22h, o que pode ser considerado o horário nobre do canal. Mesmo relegando os videoclipes a segundo plano, a MTV acerta com a criação de atrações de auditório. Os novos programas de Mion e Cicarelli divertem o telespectador que procura uma atração despretensiosa no fim de noite.