Quando foi chamada para interpretar a Gabi de Celebridade, Luíza Valdetaro pensou que sua participação na novela das oito iria ser bem modesta. Três meses depois, a lourinha de olhos verde claros não esconde a surpresa. A sua personagem na trama de Gilberto Braga passou de simples amiga de Sandra, a sobrinha de Maria Clara vivida por Juliana Knust, para se transformar na peça-chave para relembrar como foi o acidente que matou Fábio, papel de Bruno Ferrari. Tanto que Gabi volta a aparecer em Celebridade para ajudar Inácio, vivido por Bruno Gagliasso, a superar a morte do irmão e fazê-lo recordar dos pormenores do desastre até hoje não explicitados na novela. “A Gabi é a única testemunha que sabe que o Inácio é inocente e vai tirar este trauma da cabeça dele”, avisa a atriz carioca de 18 anos.
Luíza lembra que a gravação do acidente que vitimou Fábio durou quatro dias. As cenas foram rodadas em Paracambi, na Baixada Fluminense. A atriz e os colegas Bruno Ferrari e Bruno Gagliasso acordavam bem cedo e se instalavam no bote da produção da Globo com as roupas ainda úmidas pelo trabalho do dia anterior. Além do frio que sentiam, as cenas tiveram de ser gravadas com todo o cuidado para não molhar as câmaras. Alguns diálogos entre os personagens tiveram até de ser dublados, pois Luiza e os colegas não puderam usar microfone. “Passamos muito frio gravando as cenas dentro da água. Mas o resultado foi compensador”, ressalta a atriz. O sumiço de Gabi em Celebridade desde o acidente e o retorno da personagem só agora foi a maneira do autor aumentar o drama de Inácio, que se sente culpado pela morte do irmão. “A Gabi vai falar para o Inácio desencanar, porque ninguém pode ser responsabilizado pelo o que aconteceu com o Fábio. Foi uma fatalidade”, afirma.
Na verdade, Luíza entrou para Celebridade despretensiosamente. A atriz só foi recebida por André Reis, produtor de elenco da novela, após muita insistência de seu agente. Luiza lembra que entrou na sala do produtor com poucas esperanças e sem saber como seria o teste. “Ele me mandou olhar um painel com uma palavra e inventar um texto”, conta. O produtor gostou do que viu e imediatamente levou a atriz para uma sala ao lado, onde gravou outro teste. No dia seguinte, foi chamada para mais um teste no Projac, desta vez com o diretor Dennis Carvalho. Mas estavam procurando atrizes para viver a Sandrinha, de Juliana Knust, e o seu biotipo não se encaixava com a morenice necessária para a personagem. Mesmo assim, Dennis disse à atriz que se ela não fosse usada na novela, iria a encaminhar para a Oficina de Atores da Globo. “Mas logo me chamaram para viver a Gabi. Adorei, porque com um papel menor pude me acostumar ao veículo sem correria”, analisa.
Luíza teve o primeiro contato com a televisão através da publicidade. Com 14 anos começou a fazer propagandas, entre elas, para produtos como Guaraná Antártica e Kuat, Mate Leão e Fuji Filme. Desde esta época, já freqüentava os cursos livres de interpretação da Casa das Artes de Laranjeiras, a CAL, no Rio. No fim de 2002, prestou vestibular para Fonoaudiologia, na UFRJ, e Arte Dramática, na UniRio, e passou nos dois. Atualmente freqüentando o segundo semestre das duas faculdades, a atriz vive correndo para conciliar tanto estudo com as gravações de Celebridade. “Peguei minhas economias e comprei um carrinho para poder me desdobrar entre as faculdades e a novela”, comemora.
Quanto ao futuro de Gabi na trama, Luíza torce para que a personagem ganhe ainda mais destaque na produção. Por enquanto, ela só sabe que Gabi vai ajudar Inácio a se recuperar, emocionalmente, da morte do irmão. Mas acredita que o personagem de Bruno Gagliasso não vai virar namorado de Gabi, pois ele deve se engraçar pela sacoleira Eliete, papel de Isabela Garcia. “Deus queira que o Gilbertão olhe para mim. Mas já estou feliz com minha participação na novela”, confessa a atriz.