Entre os dias 2 e 12 de julho, o Teatro da Caixa apresenta o I Primeiro Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de todas as idades, um espaço que pretende mostrar, refletir e repensar as apresentações teatrais voltadas para o público infantil.
O evento, promovido pela Cia. Do Abração, será uma oportunidade de compartilhar a produção teatral de companhias curitibanas, direcionada ao público de todas as idades. Além das apresentações, as Companhias participantes oferecerão um bate-papo com o público sobre seus trabalhos e ideias, após cada espetáculo.
Reunindo os mais destacados grupos de pesquisa da cidade, o Encontro pretende discutir e refletir sobre a arte-educação e a produção cultural de qualidade dirigida à infância, que é encarada como um trabalho sério de pesquisa com fins de formação e socialização dos indivíduos.
Às crianças, serão oferecidas várias possibilidades de produtos culturais para que possam amadurecer a sua visão, contrapondo o conhecido com o desconhecido, despertando assim, a sensibilidade para perceber-se, perceber o outro e perceber o mundo que as rodeia.
Companhias e espetáculos
Participarão do evento, na primeira semana, além da Cia Do Abração, a Cia Pé no Palco e a Obragem Teatro e Cia.A Cia do Abração apresentará três espetáculos no primeiro final de semana do Encontro.
Na peça “O Trenzinho do Caipira – Projeto Villa-Lobos Para Crianças de Todas as Idades” (dia 2, 19h30), seis personagens, de diferentes regiões do Brasil, simultaneamente, recebem uma misteriosa carta de Villa Lobos, convidando-os para uma viagem de trem.
Encontram-se na estação de trem e constatam que acabam de perdê-lo. Este
fato provoca uma instabilidade e um questionamento em cada um sobre o sentido de estarem ali. O sentido da viagem, o sentido do trem. O sentido daprópria vida. Ao se conhecerem, percebem suas necessidades e desejos comuns e decidem, então, construir o seu próprio trem.
Em “Um mundo debaixo do meu chapéu” (dia 5, 16 horas), a Cia do Abração proporciona aos pequenos e grandes um resgate da produção cinematográfica de
Charles Chaplin, trazendo à cena ícones do universo deste grande criador, como o inesquecível Carlitos.
Os atores, ora assumem o papel do “adorável vagabundo”, ora viram contra-regras de cinema/ teatro que vão modificando o cenário e dando vida aos objetos que, através se suas manipulações, assumem diversos personagens através da estória. Por último a Cia apresenta “Sonhos de uma noite de verão” (dia 5, 11 horas), um clássico do teatro shakespeareano.
Divulgação |
---|
Já Obragem traz a peça “M.M.M. – a montanha do meio do mundo” (dia 3, 19h30), que mostra situações da vida de uma menina chamada M.M.M. e apresenta uma narrativa composta de importantes transformações na vida da personagem. Nessa aventura repleta de descobertas, seus divertidos amigos Mó, Mi e Mu são os principais companheiros. Juntos eles encontram no símbolo da montanha uma maneira para vencer obstáculos.
“O Olho D’Água” (dia 4, 16 horas), da Pé no Palco, ganhou o Troféu Gralha Azul de 2007 como melhor espetáculo infantil. Nele, um grupo de artistas viajantes conta uma história onde personagens de tempos e lugares diferentes procuram o primeiro olho d’água que se escondeu no planeta, para plantar na sua nascente as flores que farão a água brotar para sempre. Menina, brisa, princesa, sapo, menestrel, tintureira e um mágico conduzem a história e nos levam até uma terra encantada. No caminho, emoções, sonhos, encontros e desafios.
Divulgação |
---|