Ações como pular em uma cama elástica em frente uma lagoa ou até mesmo uma discussão de relacionamento em um meio-fio de Tókio, no Japão, não passam despercebidas pelas lentes do fotógrafo americano Bernie DeChant.

continua após a publicidade

Essas situações são alguns exemplos de imagens que compõem a primeira exposição da carreira do fotógrafo, intitulada Brasil, além Brasil, já disponível no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Além do Japão, fotografias captadas nos Estados Unidos, Portugal e Brasil também fazem parte do trabalho inaugural de DeChant.

As fotos foram selecionadas pelo curador Andy Patrick e, através de um olhar mais atencioso, é possível perceber que as 41 obras conversam entre si. Elementos como curvas, cores e até mesmo a grafia das imagens dão ao público a chance disso acontecer.

Exemplo são as fotografias feitas em cruzamentos de Portugal, Estados Unidos e Japão, onde as vias e faixas de pedestres formam imagens no mínimo curiosas de acordo com o corte e angulação do objeto escolhido pelo fotógrafo, bem como a utilização da luz natural do ambiente. Nas obras Universo paralelo, Gaiola de pássaro e Centro, também é possível perceber a conexão de elementos feita pelo fotógrafo.

continua após a publicidade

A paixão de DeChant pelas curvas de Niemeyer também estão presentes em Brasil, além Brasil. As fotografias Desembaraço e Alinhamento traduzem a modernidade do arquiteto brasileiro. Na primeira delas, a fachada de um dos prédios de Brasília é refletida, em linhas tortas causadas pelo vento, em um lago.

Já em Alinhamento, a mesma técnica fotográfica é utilizada em outra fachada de um prédio, desta vez influenciado pelas persianas do edifício e por uma pessoa prestes a entrar no empreendimento.

continua após a publicidade

Essa também é uma das características do trabalho do americano: nas fotos com estruturas, a figura humana sempre aparece para demonstrar a escala do empreendimento.

Contatos

De acordo com a responsável pela ambientação das peças da exposição, Adriane Mattei Manzi, o contato entre o museu e o fotógrafo partiu de um dos trabalhos feito por DeChant utilizados para ilustrar a capa de um livro do museu.

“A partir desse primeiro contato fomos conversando com DeChant. Ele doou suas imagens para ilustrar a capa do livro e assim continuamos conversando até chegar na concretização da exposição”, explica Manzi.

Além de ser sua primeira exposição, o trabalho de Bernie DeChant marca a inauguração de uma nova sala expositiva no Museu, a Galeria Oscar Niemeyer, localizada no subsolo, no antigo espaço da Ação Educativa. A mostra tem o patrocínio da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e o apoio do Ministério da Cultura, do governo do Paraná e da Caixa.

Serviço

Para conferir esses e os inúmeros outros detalhes da exposição Brasil, além Brasil, de Bernie DeChant, basta ir até o Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, em Curitiba). A exposição ficará até o dia 7 de fevereiro de 2010. A entrada custa R$ 4 inteira e R$ 2 para os estudantes.