O grupo curitibano de teatro Processo retorna aos palcos no Espaço Cultural Falec com a peça "Samuel", entre os dias 28 de fevereiro e 11 de março. Inspirada nos estudos que o grupo faz da obra de Samuel Beckett desde 2005 – que resultaram no Seminário 100 anos de Beckett, em 2006 -, a montagem tem direção de Adriano Esturilho, produção de Carolina Maia e conta com a participação de Hugo Mengarelli.

continua após a publicidade

A apresentação é dividida em cinco atos. O primeiro, Ato Sem Palavra I, é representado por mímica pelo ator Hermison Nogueira usando uma máscara. O segundo, Ato Sem Palavras II, é representado também em mímica por Andrew Knoll e Hermison Nogueira, também com máscaras. Nesse ato, percussão corporal e sons vocais produzidos pelos próprios atores complementam a sonoplastia. Em Ato Sem Palavras III, Andrew Knoll retorna para tirar a máscara.

Fragmento Internáutico I foi idealizado por Esturilho a partir da obra de Beckett. Trata-se de projeções de conversa via MSN entre dois personagens becketianos. Hugo Mengarelli participa, junto com Simon Slompo, do Fragmento Radiofônico I. Este quinto e último ato trata da gravação radiofônica da peça, finalizando as três representações que Esturilho quis mostrar no espetáculo – as imagens sem palavras, as palavras sem imagens e a palavra escrita.

A encenação tem referências ao primitivismo e ao orientalismo, incorporando elementos contemporâneos com tecnologia que não existiam quando Beckett escreveu sua obra. A crítica à lógica cartesiana e à ditadura da imagem está presente de forma irônica e por vezes subliminar. O contraste de elementos contemporâneos e primitivismo contribuem para a sutil referência à solidão causada pelo consumismo e pela globalização.

continua após a publicidade

Além de ser parte do espetáculo, Fragmento Radiofônico será transmitido pela Rádio Universitária do Paraná e terá 400 CDs distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas, universidades e centros culturais. A intenção de Esturilho é que o público se reúna para ouvir a peça, mantendo assim a intenção original de Beckett que era evitar a adaptação de sua obra radiofônica para o palco.

Serviço:

continua após a publicidade

"Samuel"
De 28 de fevereiro a 11 de março
Espaço Cultural Falec – Rua Mateus Leme, 990.
De quarta-feira a sábado, 20h30. Domingos, 19h30.
Ingressos R$ 10,00 (meia para estudantes, classe, maiores de 60 anos ou com bônus).
Quartas-feiras preço único R$ 2,00.