Uma das atrações do Festival de Teatro de Curitiba 2006 está em cartaz no Teatro Lala Schneider, às quintas e sextas-feiras. O Vampiro contra Curitiba, produção da Cia. Máscaras de Teatro, de Curitiba, dirigida por João Luiz Fiani, tem apresentação hoje, às 21h. A peça reúne vinte contos de Dalton Trevisan. Com um universo rico em personagens da Curitiba moderna, Fiani reproduz a obra de Trevisan. O diretor já havia trabalhado o universo do autor curitibano na década de 90. Com direção de Adhemar Guerra ele fez parte do elenco de Mistérios de Curitiba e O Vampiro e a Polaquinha.

continua após a publicidade

?Procuramos contar a peça dentro de uma linha de raciocínio. Os personagens estão alinhados em contos policiais e eróticos?, afirma Fiani. Ao contrário da cidade que foi divulgada alguns anos atrás, a Curitiba de Dalton pulsa e mostra pessoas reais, repletas de imperfeições. A cidade em si sangra e habita pessoas em situação difícil, que vivem em verdadeiros guetos. ?O espetáculo foi montado a partir de contos selecionados pelo Dalton. O autor indicou sessenta contos e com estudo e discussões chegamos à seleção final?.

Com figurino contemporâneo e um cenário que forma uma espécie de labirinto, uma metáfora para a mente de Trevisan, a peça, tal como os contos, possui magia e revela os simples seres humanos que vivem na cidade.

continua após a publicidade