Peça retrata o cotidiano e o consumo desenfreado

Você acordou, escovou os dentes com a sua super pasta branqueadora, bebeu e comeu de uma forma light, e vai trabalhar com a sensação de dever cumprido. Paga impostos, e estes devem estar indo para o lugar certo: sensação de tranquilidade sem gordura trans. Esse retrato do cotidiano banal e das coisas que consumimos muitas vezes sem precisar é o ponto de partida para o espetáculo “Solução para todos os problemas do mundo”, que estreia em Curitiba em curta temporada de 28 de outubro a primeiro de novembro no Teatro José Maria Santos.

Produzido por artistas curitibanos, o espetáculo faz a primeira temporada na cidade de origem depois de uma longa turnê por sete estados brasileiros e de ter feito apresentações na França e em Portugal. O espetáculo foi criado por Stéphany Mattanó, Neto Machado e Cândida Monte, todos graduados pela Faculdade de Artes do Paraná. Eles receberam o suporte do programa Rumos Itaú Cultural Dança 2006/07 para pesquisa, produção e circulação deste trabalho, que também faz parte da programação nacional do SESC TV.

“Refletimos o quanto é fácil vender verdades e o quão difícil é encontrar uma (será que ela existe?). Para salvar o mundo, você primeiro tem que salvar o seu. Criar sua ilusão. Descobrir a sua verdade”, diz Stéphany.

Quanto à linguagem do espetáculo, os próprios artistas se perguntam se é possível classificar a obra, já que mescla elementos da performance, da dança, do teatro, e deixam claro que não têm interesse em classificá-la. Já em relação ao título, Neto Machado explica: “Só queremos essa solução porque somos imbuídos de um sentimento fatalista que o universo televisivo nos empurra, quando por ventura não ‘compramos’ modos de pensamentos”.

Serviço:

Teatro José Maria Santos (rua Treze de Maio, 655)
De 28/10 a 1/11 – quarta a sábado às 20h e domingo, às 19h
Entrada R$ 10,00 e R$ 5,00.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna