Estréia hoje em Curitiba, no Teatro Novelas Curitibanas, a peça Passos, o mais novo trabalho do grupo Obragem Teatro e Cia. Escrita, dirigido e estrelado por Olga Nenevê, que compartilha o palco com o ator Eduardo Giacomini.
A peça discute, segundo ela, a morte e o desaparecimento, usando uma linguagem inovadora, com ênfase no corpo, com bastante influência da dança contemporânea.
A diretora ilustra que o tema da peça é ?essencialmente humano?. Para ela, a temática da morte traz características muito pessoais e íntimas.
?São idéias muito próximas de cada um de nós?, observa. A peça mostra, através de um trabalho físico e vocal, um casal que não consegue se separar de seu filho morto.
A própria Nenevê descreve que Passos não é, exatamente, de uma peça de entretenimento, ?mas possui uma composição visual muito bonita, com cenário e figurinos bastante elaborados?. ?A sonoplastia, do Vadeco também é bastante emocional. Então, mesmo o público adulto que goste só do entretenimento pode encontrar na peça elementos com os quais se identifique?, explica ela completando: ?Por ter uma forma bastante surpreendente, é difícil não se envolver com a peça?.
?Passos é resultado de alguns anos de pesquisa do grupo?, revela a diretora. É o oitavo trabalho do Obragem, que já atua há seis anos pesquisando e experimentando novas linguagens para o teatro. ?O grupo tem se caracterizado por isso?, diz. De fato, o grupo se consolidou como uma das companhias mais importantes do Brasil, na investigação de novas linguagens teatrais.
Apesar de ainda não revelar para quais outras cidades a peça poderá ir, depois da temporada em Curitiba, Nenevê admite que o grupo pretende circular pelo País com a apresentação. ?Já temos uma história de começar em Curitiba, e depois seguirmos para outros locais. Nossa última peça passou por cidades como São Paulo, Salvador e Brasília. Fomos até a Portugal.?
A turnê, de acordo com a diretora, tem mais motivos: ?Serve até mesmo para que a peça tenha uma vida longa de apresentação. Afinal, foi um trabalho em que muitas pessoas participaram. E foram cinco meses de ensaio, o que é um tempo grande para a realidade de Curitiba?.
Serviço
Passos. Texto e direção de Olga Nenevê, com Eduardo Giacomini e Olga Nenevê. Estréia hoje e vai até 29 de junho, no Teatro Novelas Curitibanas. De quinta-feira a sábado, às 21h e domingos, às 19h. Ingressos: uma lata de leite em pó.