?Fica Comigo Esta Noite?. É com este espetáculo que os Hotéis Slaviero anunciam a comemoração de seus 25 anos de hospedagens, completados em setembro. A exibição da obra acontece especialmente para o aniversário da empresa no próximo dia 14, às 21h, no Teatro Fernanda Montenegro (Shopping Novo Batel). A peça conta com os talentos de Marisa Orth e Murilo Benício e fica em cartaz em Curitiba até o dia 17 de setembro.
Mais de 500 convidados da empresa vão conferir o espetáculo, que tem texto de Flavio de Souza, direção de Walter Lima Jr., realização de Chaim Produções e produção local do jornalista e produtor Cícero Lira. A TVA Sul, operadora de tevê por assinatura do Grupo Abril, está entre as empresas apoiadoras da ação. Também comemorando aniversário em setembro (15 anos), a TVA fará a cobertura televisiva dos melhores momentos do evento (que serão exibidos no Canal 40) e levará 30 assinantes e seus acompanhantes para assistirem ao espetáculo.
Antes da apresentação, às 19h, representantes dos Hotéis Slaviero receberão os convidados para um coquetel no hall de entrada do teatro.
A peça
A primeira montagem do texto ocorreu em 1988 com Marisa Orth, uma atriz até então desconhecida do grande público, ao lado de Carlos Moreno (o Garoto Bombril). "Eu tinha uma pequena economia e resolvi montar esta peça na raça. Chamei um amigo, o grande ator Carlos Moreno, e uma atriz que eu não conhecia, mas que tinha visto em uma peça num espaço alternativo, Marisa Orth. Deu muito certo, ficando mais de um ano em cartaz, apesar de ser apresentada somente às segundas e terças-feiras, num teatro meio decrépito, sem anúncios, com produção pobre. Eu ganhei os primeiros prêmios, a Marisa ficou conhecida e se tornou pouco tempo depois muito famosa", revela Flávio de Souza.
O autor comenta ainda que após o sucesso em São Paulo, o texto foi remontado no Rio de Janeiro. "No ano seguinte, o ator Luiz Fernando Guimarães assistiu a peça e se interessou em montar no Rio de Janeiro, com a atriz Débora Bloch. A peça estreou no início de 1990, numa versão mais humorística, sem as partes mais tristes do texto, com uma boa dose de humor picante a mais, e fez um estrondoso sucesso, ficando em cartaz um ano no Rio, outro em São Paulo, e mais 3 em viagens por todo o Brasil".
Além da atual montagem, dirigida por Walter Lima Jr, Flávio de Souza aguarda com expectativa uma nova estréia, desta vez, na telona. "O texto agora irá para os cinemas. No segundo semestre de 2006 estreará o filme baseado na peça, com produção da Globo Filmes, tendo no elenco Vladimir Britcha e Aline Moraes".
Humor, rancores e traições
Numa pequena cidade, um funcionário de classe média baixa, morre de repente, logo depois do almoço. Sua esposa não está lá no momento e, para ela, o sentimento de perda soma-se ao de culpa por estar fora de casa. Ela decide que ele será velado no quarto, sobre a cama de casal, e não quer saber nem de ver o caixão. Isso ficará para o dia seguinte, porque segundo ela, o marido, na hora d o banho, pediu que ela ficasse esta noite com ele.
Mas, antes da meia-noite, ela recebe a visita de amigos, parentes e vizinhos. Eles não se conformam com o "carnaval" que a viúva aprontou em vez de realizar um velório decente e insistem, a todo momento, que ela beba café ou coma um pedaço de bolo.
Ela reclama que só consegue lembrar de coisas ruins relacionadas ao marido. E então, antes da meia-noite, ele se levanta da cama sem nenhuma cerimônia e passa a observar seu próprio velório. Chega a meia-noite e ela o vê e conversa com ele. Logo expulsa todos de seu quarto, porque já tinha combinado que ia passar a noite sozinha com o marido. Chega o clímax da história, em que ela e ele discutem, brigam, brincam, põe em pratos limpos todas as desavenças, os rancores, as traições dele.
Ele revela a identidade de sua verdadeira amante, um ou dois segredos, conta uma história fantástica, envolvendo ninguém menos que Jesus, sobre como conseguiu voltar para passar uma última noite com ela. Ela retruca fazendo revelações surpreendentes.