Os tempos modernos não foram capazes de banir a intolerância e a violência. Por essa razão, é importante transmitir às crianças e jovens alguma idéia de como tais sentimentos se disseminam entre a sociedade.
Quando se trata dessas características, o oriente torna-se um cenário perfeito. Para explicar como ambas atitudes continuam enraizadas na cultura do homem, a obra de Kahlil Gibran é importante. Em Lázaro e sua amada, o autor levanta questões a respeito da vida e da morte e, conseqüentemente, do sofrimento humano. O homem que foi salvo da morte pelo próprio Cristo, questiona seu novo chamado à vida e a possibilidade de sofrer mais uma vez no mundo dos homens. A surpresa paira sobre aquela que vai ser escolhida por Lázaro para ser sua eterna amada, a morte. Isso porque ele percebeu que a temida companheira o havia aproximado de Deus. O grande ensinamento da peça está no cumprimento da palavra de Deus, que diz estar ao lado dos homens durante a vida na Terra e depois de sua partida. Com simplicidade e clareza, Yazbek conta a vida de Cristo a partir da volta de Lázaro, seu último e mais importante milagre, sua prisão, as angústias diante da morte e sua própria ressurreição. Uma forma simples de contar a história do filho de Deus e incentivar o leitor a construir e fortalecer valores de paz e amizade.
A coleção
O teatro é uma das formas de expressão literária que a antiga Grécia mais usou para demonstrar seus anseios e tormentos. Com o passar do tempo, essa arte criou vida própria e invadiu Roma, Inglaterra e França. A arte revelou autores primorosos como Ésquilo, Shakeaspeare, Ionesco, Pirandelo e até Maquiavel.
Essa é uma forma de expressão literária única, pois a interpretação da obra se dá não pelo leitor em si, mas por um intermediário. O ator é o instrumento de interpretação e, por essa razão, o teatro é inigualável. Transformar tal trabalho em prosa não é tarefa fácil, é necessário que o redator transcreva as emoções, os trejeitos, as expressões e até o tom de voz ao leitor pelo o papel. O desafio dessa coleção, destinada ao público juvenil, é justamente promover tais emoções sem o intermediário.
Lázaro e Sua Amada – Autor: Kahlil Gibran – Adaptação: Mustafá Yazbek; ilustração: Myrna Maracajá. Coleção Teatro em Prosa, editora FTD SAC. Páginas: 64 preço: R$ 18,60.