Peça convida a refletir sobre a exclusão

O engraçado e o trágico ocupando o mesmo espaço. Assim é o espetáculo The cachorro manco show, que será apresentado neste fim de semana, em Curitiba. Um cachorro manco, parecendo um mendigo, começa a discursar para poder ganhar um prato de comida e abrigo.

Suas histórias provocam muitas risadas, mas também favorecem a reflexão sobre a exclusão. A autoria é de Fábio Mendes, premiado como melhor autor pela Associação dos Críticos de Arte de São Paulo (APCA), no ano passado. A peça também foi vencedor do 2º Prêmio Luso-brasileiro de Dramaturgia Antonio José da Silva.

O cachorro manco simboliza aquilo que ninguém quer, segundo o ator Leandro Daniel, que vive o personagem na peça. “O cachorro não é apenas um personagem, mas o retrato de uma condição. Ao ler o texto, procurei colocar no palco este retrato dos excluídos”, comenta.

Ele classifica o texto como impactante, mas bem humorado. “É para ir da sua própria hipocrisia. A comédia é rir das desgraças dos outros. Só que existe uma crítica social atrás disto tudo”, avalia Daniel.

A peça estreou no Rio de Janeiro e, como vencedora do prêmio Luso-brasileiro, seguiu um cronograma de apresentações em Lisboa e em várias capitais. Esta é a segunda vez que passa por Curitiba.

“É impressionante ver o resultado com o público. Não é uma peça que agrada gregos e troianos. Mas a forma como tem sido recebida realmente tem nos surpreendido. Em Lisboa foi a melhor recepção, mesmo com a peça sendo caústica em relação aos portugueses. Mas também é com os brasileiros”, esclarece Daniel.

Serviço

Peça The cachorro manco show, no Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro). Hoje e amanhã, às 21h; domingo, às 19h. Ingressos: R$ 10 (inteira), a venda no local. Informações: (41) 2118-5111 ou www.caixa.gov.br/caixacultural.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo