Teatro

Ator global Rodrigo Lombardi vem a Curitiba para apresentar peça com “Tio Victor”

Lombardi e Mamberti se encontram no palco para dar vida a texto de Arthur Miller. Foto: Divulgação

Em Um Panorama Visto da Ponte, em cartaz em Curitiba neste sábado (16), no Teatro Guaíra, os consagrados atores Rodrigo Lombardi e Sérgio Mamberti se reúnem no palco para dar vida ao texto de um dos maiores dramaturgos de todos os tempos, Arthur Miller (1915-2005). Com papéis como o Raj de Caminho das Índias (2009) e o Alex de Verdades Secretas (2015), Lombardi dispensa apresentações. Já o veterano Mamberti, além de diversas novelas no currículo, entrou para o imaginário coletivo interpretando, na década de 1990, o Tio Victor, do Castelo Rá-Tim-Bum.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Na peça, dividida em dois atos, o foco é uma abordagem da sociedade moderna, oferecendo, ao mesmo tempo, uma visão crítica do modo de vida dessa sociedade. Assim, ao tema da imigração, da solidariedade social, da fidelidade a um código de honra, se entrelaça o da intolerância. Escrita em 1955 e reescrita em 1956, a peça foi saudada como obra-prima e montada em Londres, Paris e São Paulo, numa montagem histórica no Teatro Brasileiro de Comédia, em 1958, que trazia Leonardo Villar, Miriam Mehler, Nathália Timberg e Sérgio Britto no elenco. Com direção de Zé Henrique de Paula tem sua segunda montagem no Brasil, passando por Curitiba em sua turnê nacional.

 

A ação se passa em Nova Iorque e, narrada pelo advogado Alfiere, a peça conta a história de um casal de imigrantes italianos – Eddie Carbone, um trabalhador das docas do Brooklyn, e a dona de casa Beatrice. Os dois criam a sobrinha órfã de Beatrice, a jovem Catherine. O conflito se estabelece quando a família recebe dois primos italianos de Beatrice, Marco e Rodolfo, que estão imigrando ilegalmente para os Estados Unidos. A partir deste encontro o “sonho americano” fica ameaçado e todas as emoções antes camufladas começam a eclodir. Eddie então tomará uma atitude que marcará a sua vida e de todos que o rodeiam.

Para os atores, a peça toca profundamente quem a assiste, independente de sua condição social ou intelectual. “Clássico é o texto que resiste ao tempo, que permanece atual e capaz de nos fazer refletir e perceber que, bem ou mal, somos falhos, somos frágeis e somos humanos”, comenta Lombardi. Já Mamberti relembra: “Acompanhei a montagem e assisti à peça no TBC. Foi um acontecimento, um marco no teatro, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. Sempre tive convicção de que precisávamos remontá-la”. Os ingressos estão à venda pelo site do Disk-Ingressos e na bilheteria do teatro e variam de R$ 35 (meia-entrada) a R$ 120 (inteira), dependendo do setor.

Bibi Ferreira morre aos 96 anos no Rio de Janeiro

 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna