Cerca de 2 mil estudantes paranaenses devem assistir, na próxima semana, as apresentações da peça de teatro de fantoches Brincar de Gente Grande que vai percorrer seis municípios do Estado. Numa iniciativa da Alliance One – empresa resultante da fusão da DIMON e da Meridional de Tabacos – a encenação apresenta de forma lúdica e divertida às crianças do meio rural temas importantes como o êxodo rural, o trabalho infantil, a vida no interior e a preservação do meio ambiente. A iniciativa faz parte do Projeto Infância: Tempo de Brincar e Estudar ? promovido pela empresa dentro de seu programa de responsabilidade social Braços Abertos para o Futuro ? e do Programa O Futuro é Agora!, liderado pelo setor fumageiro para combater o trabalho infantil e irregular de adolescentes nas lavouras de fumo. As apresentações no Paraná ocorrem de segunda a quarta-feira, nos municípios de Imbituva, Prudentópolis, Irati, Rebouças, Mallet e Rio Azul (veja abaixo).
As peripécias de duas famílias do interior, uma que trabalha em harmonia com o meio ambiente e outra que age de maneira errada em relação ao meio em que vive já percorreu 21 municípios do Rio Grande do Sul, entre os meses de julho e agosto, contemplando 4,2 mil alunos. ?Propomos às crianças uma reflexão sobre a vida no campo e percebemos que elas saem do espetáculo mais motivadas e conscientes?, destaca a coordenadora de Responsabilidade Social da Alliance One, Deize Kanitz. Segundo ela, a união da educação com a diversão é o diferencial da proposta. ?Ao combinarmos a maneira divertida de educar com o teatro de fantoches percebemos que as crianças tornam-se muito mais receptivas às mudanças e à revisão de valores sobre a preservação do meio ambiente?, observa.
História
A peça mostra o cotidiano de duas famílias interioranas que se dedicam à plantação de fumo, embora com duas realidades distintas: numa há a preocupação com o manejo correto dos recursos naturais enquanto que na outra permanecem hábitos ultrapassados, seja no manejo da plantação, bem como no cotidiano familiar, com o envolvimento integral do filho nos afazeres do campo, afastando-o da escola. Na primeira família, ao incentivar a educação da filha, o produtor absorve e aplica os conhecimentos adquiridos pela menina na escola, em uma atmosfera que valoriza o meio ambiente em que se vive e produz. ?O confronto de realidades conduz à uma reflexão e, conseqüentemente, ao desenvolvimento de uma opinião mais crítica sobre o assunto?, enfatiza ela.
Cronograma de apresentações no Paraná
Data Cidade Localidade Horário
07/11 Imbituva Mato Branco de Baixo 9 horas
07/11 Prudentópolis Linha Marcondes 15 horas
08/11 Irati Faxinal Rio do Couro 9 horas
08/11 Rebouças Faxinal dos Francos 15 horas
09/11 Mallet Rio Claro do Sul 9 horas
09/11 Rio Azul Centro 15 horas