Com 35 livros publicados desde 1947 e membro da Academia Paulista de Letras, o escritor e poeta Paulo Bomfim foi escolhido para ser homenageado como Destaque Cultural do Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura 2014. Ele receberá um tributo especial na cerimônia de entrega do Prêmio, que ocorre dia 23 de fevereiro, no Theatro São Pedro.

continua após a publicidade

Jornalista profissional, Bomfim iniciou suas atividades em 1945, no Correio Paulistano, e desde então se mantém ativo no meio cultural paulista e brasileiro. Atualmente, é chefe de gabinete da presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Além de receber uma homenagem especial e um troféu exclusivo confeccionado pela arquiteta Ester Grinspum, o escritor receberá um prêmio no valor de R$ 100 mil.

Na ocasião também serão revelados os nomes dos vencedores nas outras nove categorias contempladas pelo Prêmio: Arte para Crianças, Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Cinema, Teatro, Instituição Cultural e Territórios Culturais.

continua após a publicidade

Entre os cinco finalistas de cada modalidade serão divulgados dois ganhadores – um escolhido pela comissão especializada e outro por votação popular. Neste último caso, quem ainda não votou ainda tem tempo, basta acessar o site www.premiogovernador.sp.gov.br até o dia 19, às 16h.

Ao longo de três décadas, o Prêmio reconheceu nomes importantes do teatro brasileiro, como Fernanda Montenegro, Aracy Balabanian e Eliane Giardini. Nos anos 1980, o evento foi interrompido e retomado pela Secretaria de Estado da Cultura recentemente, em 2010. Neste novo formato, agregou novas categorias.

continua após a publicidade

No ano passado, a grande homenageada na categoria Destaque Cultural foi a artista plástica japonesa naturalizada brasileira Tomie Ohtake.