No dia em que é comemorado o Halloween, 31 de outubro, o diretor paranaense Paulo Biscaia Filho realiza uma palestra em que discorre sobre a história e estética do cinema trash. Esta forma de se fazer filmes é bastante praticada em todo o mundo e revelou nomes que hoje são alguns dos maiores cineastas da atualidade, como Peter Jackson e Sam Raimi. A palestra será realizada às 20 horas na Cinemateca de Curitiba.

continua após a publicidade

Antes de Biscaia começar a falar, serão exibidos seus dois últimos trabalhos na área cinematográfica. Às 15h45 ocorre a sessão de “Nevermore – Três Pesadelos e um Delírio de Edgar Allan Poe”, uma série de quatro curtas-metragens de terror e suspense inspirados em obras do escritor norte-americano: “Berenice”, “Ligeia”, “Morella” e “O Corvo”. Às 18 horas, será exibido o premiado longa-metragem “Morgue Story – Sangue, Baiacu e Quadrinhos”, que traz uma impensável história de terror e comédia envolvendo uma quadrinhista egocêntrica, um médico legista sociopata e um corretor de imóveis que sofre de catalepsia. Estas sessões e a palestra têm entrada franca.

Divulgação
Um dos filmes de Biscaia, Morgue Story – Sangue, Baiacu e Quadrinhos.

Todas estas atrações envolvendo Paulo Biscaia Filho e sua obra fazem parte do projeto “Nervo Craniano Zero”, seu novo longa-metragem viabilizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, com produção da Vigor Mortis e distribuição da Moro Filmes. Sua estreia nos cinemas está marcada para o primeiro semestre de 2012.

Marco Novack
Carolina Fauquemont em O Corvo.

Serviço:
Paletra sobre cinema trash com Paulo Biscaia Filho e exibição de filmes do diretor.
Data: 31 de outubro (segunda-feira).
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174 – bairro São Francisco).
Informações: (41) 3321-3252 e 3321-3270.
Entrada franca.

continua após a publicidade

Programação:
15h45 – Exibição de “Nevermore – Três Pesadelos e um Delírio de Edgar Allan Poe”.
18h – Exibição de “Morgue Story – Sangue, Baiacu e Quadrinhos”.
20h – Palestra sobre cinema trash com o diretor Paulo Biscaia Filho.