Psicanalista e um dos principais autores brasileiros de literatura policial, Luiz Alfredo Garcia-Roza será homenageado na segunda edição da Pauliceia Literária, a ser realizada entre os dias 24 e 26 de setembro, na Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). O autor de O Silêncio da Chuva e Berenice Procura, entre outros títulos, participa do evento em dois momentos. Na abertura, dia 24, às 11 horas, ele divide a mesa com o professor de literatura da USP, Adriano Schwartz, e a escritora Patrícia Melo. Mais tarde, às 19 horas, fala sobre o tema Colecionadores de Crimes.

continua após a publicidade

A primeira edição do festival, idealizado pela a AASP e por Patrícia Melo, ocorreu em 2013 e foi mais focada em literatura policial. Entre os convidados estavam Scott Turow, William Landay e Tony Bellotto e a curadoria foi de Christina Baum.

Agora, a programação organizada por Manuel da Costa Pinto está mais eclética. Também participam do primeiro dia Carlos Heitor Cony e Lina Meruane (Memória da Ficção e Ficção da Memória) e Ruy Castro e Heloísa Seixas (Viver do Prazer).

Na sexta, se revezam no palco Bernardo Carvalho e Carlos de Brito e Mello (Aberrações Arcaicas), Lira Neto e Mário Magalhães (Galeria da História) e Leonardo Padura e Martín Kohan (Estados de Exceção).

continua após a publicidade

Encerrando o festival, no sábado, participam Tamara Kamenszaín e Leandro Sarmatz (Guetos Poéticos), Paloma Vidal e Cíntia Moscovich (Laços de Família), Juliano Garcia Pessanha e Evandro Afonso Ferreira (Hóspedes de Estranho) e Mia Couto e José Eduardo Agualusa (Lusotropicalismo).

Os ingressos – cada mesa custará R$ 32 – começam a ser vendidos em agosto.

continua após a publicidade