Patrimônio de grande valor em Paranaguá

Há duas semanas a Igreja São Francisco das Chagas, popularmente conhecida como Igreja da Ordem, em Paranaguá, no litoral do Estado, voltou a abrigar missas. Antes, o espaço era utilizado como um teatro. Mas agora a classe artística da cidade está sem um local próprio.

Os materiais que estavam na igreja foram para um depósito no novo teatro do município, chamado de Cine Teatro Rachel Costa, e que ainda não foi inaugurado.

A obra foi finalizada há seis anos e não tem previsão de inauguração, segundo o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Litoral do Paraná (Sinated Litoral).

A “briga” entre Diocese de Paranaguá, classe artística e prefeitura municipal já dura alguns anos. Em 2007, houve o movimento para devolver a igreja às funções iniciais. Apareceram muitos pedidos para isto, mas os artistas eram contra. Uma grande polêmica surgiu, mas o teatro permaneceu funcionando na igreja.

No início deste mês, em uma reunião entre Diocese de Paranaguá, Secretaria de Estado da Cultura (Seec), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e prefeitura municipal, a Igreja da Ordem foi devolvida para a Diocese. Logo em seguida as missas começaram a ser realizadas no local.

“Há mais de 50 anos a igreja não era usada para fins litúrgicos. Além disso, no momento, não tem previsão do novo teatro municipal ser inaugurado. Várias vezes a inauguração foi adiada. Estamos sem perspectivas”, afirma François Rios, presidente do Sinated Litoral. Ele ainda fez uma representação na Câmara de Vereadores para tentar reverter a decisão.

Segundo a coordenadora do Patrimônio Cultural da Seec, Rosina Parchen, há anos existe um movimento para que a Igreja da Ordem voltasse a cumprir a sua função inicial. Isto porque é um patrimônio com grande valor histórico e arquitetônico.

“Foi o primeiro bem tombado do Paraná, tanto pelo governo estadual quanto pelo federal. Era importante que voltasse a ser igreja. O pedido foi feito pelo dom João Alves (bispo de Paranaguá) e teve o endosso do Iphan e da secretaria. Houve um pronto atendimento por parte da prefeitura”, comenta.

O padre André Luís Buchmann de Andrade, chanceler do bispado de Paranaguá e reitor da Igreja da Ordem, comenta que as missas estão tendo uma boa participação dos moradores. Além disso, a visitação está intensa.

“Estão vindo pessoas de diversos locais de Paranaguá e também de outras cidades. Muitos turistas estão passando por aqui. A localização da igreja também permite isso, por estar em frente ao trapiche de onde saem as embarcações para a Ilha do Mel”, conta.

A igreja está aberta para visitação entre 12h e 20h. As missas acontecem de segunda a quinta-feira, ao meio-dia; sábados, às 19h30; e domingos, às 11h e 20h. A partir de 1.º de abril, também haverá a Adoração Perpétua. O presidente da Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá, Alceu Chaves, garante que o Cine Teatro Rachel Costa será inaugurado em 90 dias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo