São poucos os que, atualmente, conseguem fazer um som que agrade crianças e adultos. Partindo deste princípio, podemos dizer que, há sete anos, Pato Fu deu o pontapé para um dos projetos mais originais da música brasileira, que mistura músicas conhecidas no repertório nacional e internacional ao som de brinquedos. Agora, a banda traz a Curitiba, a turnê do disco Música de Brinquedo 2, segunda edição desse projeto, lançado no ano passado, em apresentação única, amanhã, no Teatro Guaíra, depois de um adiamento em maio.
Feliz por estar de volta à capital paranaense, Fernanda Takai, a vocalista do grupo que já tem mais de 25 anos de história, disse que a ideia inicial nem era necessariamente atingir as crianças, mas aconteceu. “Acho que chegou muito nas crianças porque foge de um show tradicional, mas falo que toda vez que a gente olha para a plateia, as crianças e os adultos parecem ter a mesma idade, todo mundo aproveita igual, é bem legal”.
+Leia também: Silva resgata o orgulho de ser brasileiro e pede que a esperança continue
Sem censura
O repertório traz algumas músicas bem conhecidas por aqui, como Severina Xique-Xique e I Saw You Saying, esta última dos Raimundos, mas também tem algumas lá de fora que já foram muito cantadas aqui, como Livin La Vida Loca, de Rick Martin. “E acho que é essa mistura que fica legal. A gente canta as músicas nas versões originais, não trocamos nada. Talvez a mais transgressora seja a do Raimundos, que fala ‘bunda’, mas ‘bunda’ perto do que as crianças hoje em dia ouvem e cantam não é nada”, brincou Fernanda.
Apesar de não terem pensado propriamente nessa questão, de censurar alguma música por conta do público infantil, Fernanda explicou que isso aconteceu naturalmente. “Não tocamos nada erotizado, mas também não tivemos medo de colocar e nem trocamos nada, estão na íntegra como originalmente são, claro que com a parte inusitada que são os brinquedos”.
+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!
Período de abstinência
A banda não se apresenta em Curitiba há sete anos, desde quando lançou o Música de Brinquedo 1, que passou pela capital com dois shows esgotados. “Ficou muita gente sem ver o show da primeira edição, então agora é a oportunidade. Mas há quem diga que o público de Curitiba é frio, mais reservado, mas nunca senti isso. É sempre é muito bom tocar aí e dessa vez o show é cedo, às 19h, justamente para aproveitar com a família toda”.
A ideia do Música de Brinquedo, que vem com iluminação diferente e também com um show à parte com os bonecos do Giramundo, é mostrar o quanto é importante a coletividade. “E o quanto juntos podemos fazer algo melhor. A arte sempre serve também para reflexão e hoje temos vivido uma época de muito ódio, precisamos lutar contra isso”.
+Leia também: Duo OutroEu pode ter música em novela em breve, além de novos single e disco
Leveza no ar
Segundo Fernanda, quem for ao Teatro Guaíra vai sair ao mesmo tempo que mais leve, também encantado. “Claro que às vezes também rolam algumas risadas, porque o Música de Brinquedo permite o erro. A gente conseguiu levar essa alma com toda a imperfeição que têm os brinquedos, mas mostramosque quando juntam os bonecos, com o figurino, luz, é tudo muito mágico. A reação das pessoas é o que fica mais gostoso de ver”.
Como disse Fernanda Takai, o show está previsto para começar às 19h, no Teatro Guaíra. Os ingressos variam de R$ 50 a R$ 226 e, na compra de um ingresso inteiro, você ganha outro do mesmo setor. A venda é pelo Disk-Ingressos ou na hora, na bilheteria.
Ingressos para o show de Roger Waters em Curitiba estão quase esgotados