Depois de quatro anos, a festejada companhia paulistana Parlapatões, Patifes e Paspalhões volta a Curitiba com a peça que a projetou na década de 90: Sardanapalo, com texto, cenário e direção do fundador do grupo, Hugo Possolo, tem duas sessões amanhã e domingo no Guairinha. No elenco, além do próprio Hugo, estão Raul Barretto, Pedro Guilherme e Claudinei Brandão.
O espetáculo, definido como uma grande festa circense, foi montado pela primeira vez no ano passado e retorna agora a pedido da Cultura Inglesa, pois uma versão em inglês da peça está sendo montada este mês em Edimburgo, na Escócia.
Essa fantasia circense funciona como pano de fundo à razão ocidental, que se contrapõe à vida libertina de Sardanapalo, como era conhecido o rei Assurbanípal, da Babilônia. Uma pequena amostra do estilo de vida do monarca babilônico pôde ser conferida de perto pelo imperador grego Alexandre, o Grande: em sua trajetória para conquistar o mundo, ele deparou com uma estátua de Sardanapalo. No epitáfio ao pé da estátua lia-se: “Comi, bebi, trepei e gozei. O resto não vale isto”. O episódio, que faria o Grande Alexandre repensar sua vida, é contado com muito humor, brincadeiras com a platéia, música e elementos do circo.
Fundada em 1991, a companhia esteve na 6.ª e na 7.ª edições do Festival de Teatro de Curitiba (1997 e 1998), quando apresentou Vamos Comer o Piolim (que rendeu o grande prêmio da crítica da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte – em 97) e ppp@wllmshkspr.com.br (vencedor do prêmio Apetesp na categoria melhor direção em 98). No mesmo ano, os Parlapatões estrearam De Cá Pra Lá, De Lá Pra Cá no Centro Cultural de São Paulo. A nova versão de Sardanapalo (2001) foi montada no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia) com grande destaque na mídia nacional.
Atualmente a companhia mantém o seu próprio espaço para ensaio, escritório de produção e armazenagem de cenário. Segundo Possolo, o objetivo é impulsionar a pesquisa artística e facilitar a realização de turnês nacionais e internacionais com o seu repertório. A montagem que fica este final de semana em Curitiba faz parte deste esforço. Ainda no ano passado, o grupo ganhou uma “biografia”: o jornalista Valmir Santos, da Folha de S.Paulo, lançou o livro Riso em Cena – Dez Anos de Estrada dos Parlapatões.
***
Amanhã às 21h e domingo às 19h no Guairinha. Ingressos a 15 reais. Mais informações no site
www.parlapatoes.com.br