A quinta edição da Festa Literária Internacional de Parati, reconhecida como o maior evento literário da América Latina, já tem, há três meses de seu início, atrações confirmadas como o Prêmio Nobel sul-africano J. M. Coetzee, o autor (de policiais) americano Dennis Lehane, o roteirista mexicano Guilhermo Arriaga (Babel, Amores brutos) e os romancistas argentinos César Aira, Rodrigo Fresán e Alan Pauls, além de uma programação especial para crianças – na tenda da FLIPinha, de cinema e oficinas. Nelson Rodrigues será o homenageado deste ano.
Mais uma vez, Parati será palco do grande encontro que transforma a cidade litorânea brasileira por alguns dias em uma capital mundial da literatura. Com a presença já confirmada de escritores premiados e representativos da literatura contemporânea em diversas partes do mundo, a 5.ª FLIP – Festa Literária Internacional de Parati – está marcada para os dias 4 a 8 de julho.
A escolha de Nelson Rodrigues tem um objetivo: requalificar o papel do escritor na literatura brasileira, ainda refém do personagem que o provocador e irreverente Nelson gostava de incorporar. ?Apesar da riqueza de seu trabalho, Nelson Rodrigues infelizmente ainda não se libertou de uma visão folclórica que fazem de sua obra. Muitos ainda o enxergam como um reacionário ou um imoral, como um polemista ou um frasista inconseqüente. Mas o fato é que ele é o principal dramaturgo brasileiro e um dos nossos melhores escritores, um autor que soube, como poucos, garimpar o que existe de universal e grandioso no universo do cotidiano banal??, diz o diretor de programação, Cassiano Elek Machado.
Outro dramaturgo universal estará presente pelas mãos de um dos maiores astros da literatura mundial contemporânea. Samuel Beckett, Nobel de Literatura de 1969, será tema da conferência do sul-africano J. M. Coetzee, ele próprio também Nobel de Literatura (2003), vencedor de duas edições do prêmio britânico Booker Prize e autor de clássicos recentes, como Vida e Época de Michael K e Desonra.
O mexicano Guilhermo Arriaga, autor dos roteiros de Babel, Amores Brutos e 21 gramas, e Dennis Lehane, ambos fortemente ligados ao cinema, integrarão a lista de escritores. O último livro de Lehane, Gone, Baby, Gone, acaba de ser adaptado ao cinema por Ben Affleck e chega ao Brasil em janeiro de 2008, com a expectativa de sucesso semelhante aos seus três livros já transformados em filme: Sobre Meninos e Lobos, Dança da Chuva e Apelo às Trevas.
Os interessados devem ligar para (11) 3078-1693 ou escrever para o e-mail relacionamentoinstitucional@casaazul.org.br.