O Tempo, do paranaense Wilson Inácio, foi eleito o Melhor Vídeo no Festival do Minuto de setembro, e traz uma seqüência de imagens centradas nos antigos discos de vinil. O vídeo foi todo feito com uma câmera digital de 2.1 megapixel.

continua após a publicidade

Wilson Inácio é formado em arte visual e dá aulas de crítica e história da arte na Universidade Estadual de Londrina. Também é arte-educador e desenvolve desde 2003 a oficina de vídeo e animação Mundo e Imagem, com jovens e adolescentes na Fundação Cultural e Artística de Cambé (Funcac).

Wilson Inácio explica que a idéia de fazer O Tempo surgiu durante uma festa, realizada em julho de 2006, quando gravou um close de um disco de vinil que rodava em um toca-disco. ?Decidi formar uma seqüência lógica de imagens mostrando as cenas com início, meio e fim?, explica. Para ele, o filme é nostálgico e apresenta certo romantismo. ?O vinil é hoje peça de colecionador devido à explosão tecnológica das ultimas décadas, um reflexo da sociedade contemporânea onde, de certa forma, tudo acaba se tornando efêmero?, complementa o realizador.

Já Ponto de ônibus, de Frederico Duba, foi escolhido como a Melhor Animação. O vídeo trabalha com a temática da comunicação, ressaltando a dificuldade enfrentada por pessoas tímidas. Este é o primeiro festival que Frederico participa. Os dois vídeos podem ser vistos no site www.festivaldominuto.oi.com.br. As inscrições deste mês para as categorias Melhor Vídeo e Melhor Animação já estão abertas e vão até 31 de outubro.

continua após a publicidade