No próximo ano a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, com sede em Joinville, SC, terá mais dois paranaenses. Bernardo Weisheimer, de Curitiba, e Marina Zanini, de Cascavel, disputaram com mais 500 crianças e jovens a última etapa da seleção.
O Brasil teve a maior seleção de dança do país de 12 a 15 de outubro. Alunos de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Minas Gerais, entre outros, estavam envolvidos nos Exames Classificatórios da Escola Bolshoi vagas 2007. O processo para admissão começou em agosto. Os alunos passaram por uma motivação, quando 57 mil crianças foram estimuladas. Depois professores de educação física da escola regular indicaram alunos que já demonstravam aptidões e chegou-se ao número de seis mil candidatos. Na última etapa ficaram 500 aspirantes aos cursos oferecidos.
Nos exames classificatórios as crianças passam por duas etapas. A primeira é médico-fisioterápica e a segunda é a artística. Este ano, os convidados da banca artística foram o bailarino e coreógrafo argentino, Hugo Delavalle e a 1.ª bailarina do Teatro Guaíra, Eleonora Grega, além dos professores russos e brasileiros do Bolshoi Brasil.
A escola hoje já possui, entre as estrelas paranaenses, os gêmeos Murilo Gabriel de Oliveira e Moacir Emanoel de Oliveira, de Maringá. Os meninos começaram a estudar dança com quatro anos de idade no norte do Paraná e depois foram bailarinos da Escola do Teatro Guaíra, em Curitiba, por três anos. Hoje, no Bolshoi no Brasil, os dois têm o mesmo objetivo: um estágio profissional em Moscou.
No Brasil, a escola segue exatamente os padrões russos. Tem avaliações anuais com banca russa e a direção também acompanha todos os movimentos daqui, através de professores moscovitas que trabalham na escola. A excelência da mais renomada companhia de balé do mundo tem no Brasil sua extensão, com muito orgulho.
Serviço:
As matrículas acontecem de 20 de novembro a 10 de dezembro na própria Escola. Informações na secretaria escolar (47) 3422-4070 ramal 205.