O paranaense Marcelo Ferreira é um dos quatro brasileiros selecionados até o momento para integrar uma exposição de artistas dos 32 países participantes da Copa do Mundo deste ano, patrocinada pela Fifa, a 2010 International Fine Art. Dois dos outros brasileiros são de São Paulo e o último é do Rio de Janeiro.
As obras serão expostas na África do Sul, sede da Copa, a partir de março, e vão percorrer todas as nações participantes, embora ainda sem data definida. “A Fifa escolheu os cinco principais artistas contemporâneos de cada país participante da competição. A obra original vai ficar na África e ser leiloada, enquanto que 210 cópias vão rodar o mundo, mas ainda não se sabe quando virá para o Brasil”, afirma Ferreira, que é natural de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.
“Nunca teve um projeto parecido, em Copas do Mundo, encabeçado pela Fifa”, comemora. A obra teve que ser feita especialmente para a exposição, que tem como tema a África do Sul e o futebol, que preparou um quadro abstrato, característico do trabalho que vem desenvolvendo nos últimos 15 anos. “Quis sair um pouco daquela visão de jogador e bola, não direcionando o olhar para uma coisa só”, explica o artista paranaense.
Aproveitando o foco para o futebol, Ferreira prepara uma nova exposição que estará aberta a partir de março no Museu Histórico de Campo Largo. “Ainda estou desenvolvendo as obras, mas a ideia é de fazer algo relativo aos esportes”, conta.
O artista começou fazendo telas com óleo e hoje prefere trabalhar com tinta acrílica, que tem secagem mas rápida e que ele considera melhor para o trabalho que se propõe a fazer.
O trabalho dos outros artistas brasileiros e estrangeiros selecionados para a mostra pode ser conferido no site oficial da exposição: www.2010fineart.com.