A Orquestra Filarmônica de Metais e Percussão do Paraná – Paraná Brass abre sua temporada 2008 com apresentação única no Teatro Guaíra, em Curitiba, no próximo dia 13. No repertório, a orquestra irá interpretar grandes sucessos de Glinka, Sparke, Vivaldi, Borodin, Suppe, Mussorgsky e Gordon, sob a regência do maestro Carlos Domingues. O espetáculo também terá a presença do solista Fernando Deddos tocando o instrumento euphonium.
Essa apresentação é diferente dos últimos espetáculos da ParanáBrass, que têm sido temáticos, como temas de filmes, temas olímpicos, obras sinfônicas e Música Popular Brasileira (MPB), o que lhes garante um público bastante eclético. ?Estamos voltando com obras eruditas para mostrar a performance do grupo e a sonoridade dos metais de percussão, com a característica de obras tradicionais?, explicou o maestro.
A ParanaBráss conta com 25 músicos, além do maestro. Segundo ele, a sonoridade obtida pela orquestra de metais equivale a 130 músicos de uma orquestra completa. ?Uma orquestra de metais pode ser tão suave quanto uma orquestra de cordas e, ao mesmo tempo, tão forte como uma orquestra completa?, definiu Domingues.
Para os próximos meses, a orquestra prepara concertos para as mães e para as crianças. A ParanáBrass ainda tem convite para participar, no mês de julho, do Festival Internacional de Orquestras em Tatuí (SP) e de um festival de verão na Polônia, que inclui orquestras e corais.
Fora do Paraná, estão previstas apresentações nas cidades de Bragança Paulista (SP) e Campo Grande (MS). É a ?Sinfonia com Sucesso?, que envolve concerto e palestra com o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV Management) Alexander Baer, fazendo comparação entre a estrutura de uma empresa e de uma orquestra.
Criação
De acordo com o maestro, a criação da ParanáBrass possui a característica de agregar os músicos paranaenses da área de metais. ?É a única orquestra no Brasil com característica de ser de metais sinfônicos. Na Europa e nos EUA, isso é constante, existe uma cultura específica para isso. Aqui temos a formação de muitos músicos, mas apenas duas orquestras sinfônicas: a Orquestra Sinfônica do Paraná e a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (UEL)?, explicou Domingues. Com a pouca oferta de trabalho por aqui, muitos músicos acabam sendo atraídos por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, tendência que a ParanáBrass tenta combater.
Serviço
Orquestra Filarmônica de Metais e Percussão – ParanáBrass. 13 de abril, às 10h30. R$ 15 – estudantes, idosos, portadores de deficiência pagam meia-entrada.