Paraná recebe mostra com premiados filmes franceses

Como parte das comemorações do Ano da França no Brasil, o Serviço Social do Comércio (Sesc-PR) está organizando a Mostra de Cinema Francês Contemporâneo.

Do dia 3 ao dia 15 de novembro, oito produções francesas serão exibidas em vários municípios do estado, começando por Campo Mourão (veja quadro), na região central do Paraná. A entrada é franca.

A escolha dos filmes foi realizada pela revista francesa Lês Cahiers Du Cinema, muito tradicional na França. A mostra é composta por um documentário e outros sete filmes de drama e comédia.

Durante todo este mês (o Ano da França no Brasil começou no dia 21 de abril e termina no dia 15 de novembro) vários eventos relacionados à França estão acontecendo no Paraná, envolvendo desde a gastronomia até as diversas formas de arte.

O coordenador da área de Cinema do Sesc-PR, Márcio Norberto, acredita que o cinema é uma boa escolha para representar a cultura dos países. “O cinema reúne várias artes, como a música, a dança, a literatura, entre outras. Então penso que o cinema representa bem as nacionalidades”, comentou.

Norberto disse ainda que pelo fato dos filmes não estarem no circuito cultural é possível que o público não seja atraído. Porém, ele afirma que vale a pena dar uma olhadinha na Mostra.

“São filmes premiados, bem recentes, feitos a partir do ano 2000”, estimula. Os filmes não se assemelham esteticamente aos filmes da Nouvelle Vague, mas elementos desse estilo (como a narrativa, a crença na força do documentário e a audácia formal) estão presentes na Mostra.

Após a exibição dos filmes, um mediador estará no local para promover uma discussão sobre as obras. A Mostra deverá chegar a mais de 230 cidades brasileiras.

O Sesc já realizou cerca de 600 ações pontuais por conta do Ano da França no Brasil. Em Curitiba, os filmes serão exibidos sempre às 19h, no Sesc da Esquina (rua Visconde do Rio Branco, 969).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna