O Novo Museu tem 144 mil metros quadrados. |
O governo do Paraná inaugura na próximo sexta-feira o NovoMuseu Arte, Arquitetura e Cidades, o maior e mais moderno museu do Brasil e principal projeto do governo Jaime Lerner na área cultural. O presidente Fernando Henrique Cardoso e o arquiteto Oscar Niemeyer, autor do projeto, participam da inauguração.
Instalado em um complexo de 144 mil metros quadrados, que inclui um bosque e a Aldeia da Cultura, o NovoMuseu tem 33 mil metros quadrados de área construída, com 16,7 mil metros quadrados destinados à exposições nas áreas de artes plásticas, design, arquitetura e cidades. A obra foi construída em tempo recorde: exatos seis meses. Sete exposições vão inaugurar a obra: o acervo do mexicano Pascual Gutiérrez Roldán, com 400 obras, que reúne importantes nomes da escola mexicana dos anos 20; a Mostra Matéria-Prima; a Mostra de Arte Paranaense; a Mostra Niemeyer; Uma História do Sentar (design de cadeiras); Exposição Urbanística de Curitiba e Pátio de Esculturas (jardim interno do museu).
Reciclagem
O projeto do NovoMuseu é do arquiteto Oscar Niemeyer, que reciclou totalmente o Edifício Castelo Branco, criado por ele na década de 60. Para a nova empreitada, o arquiteto projetou um novo prédio, na forma de um grande “olho” suspenso, construído em anexo ao edifício original. Tem duas salas de exposições: uma de 1,7 mil metros quadrados, no andar superior, e outra, no inferior, de 900 metros quadrados.
Na torre que sustenta o “olho”, três elevadores interligam o espaço superior ao térreo e ao subsolo, onde há um acesso ao prédio já existente. O anexo tem ampla fachada de vidro que reflete os jardins de Burle Marx e a paisagem do Centro Cívico, onde se localizam os principais prédios públicos de Curitiba.
O NovoMuseu tem ainda um auditório para 400 lugares e uma sala de 70 lugares, além de um espaço para reserva técnica, com doca, para carga e descarga de obras e materiais de preparo de exposições, guarda de embalagens e área de quarentena para obras que chegarão ao museu. Todo o espaço tem controle informatizado de temperatura e umidade de ar. A segurança é reforçada por um circuito interno de TV.
Inovações
A tecnologia é outra estrela do NovoMuseu. Um sistema de videoconferência, que possibilitou ao arquiteto Oscar Niemeyer acompanhar, do Rio de Janeiro, toda a obra, 24 horas por dia, vai garantir o acesso de estudantes de todo o Paraná ao museu. Os alunos poderão ter uma aula, ver uma exposição ou assistir em videoconferência a uma palestra feita no NovoMuseu. A construção do NovoMuseu faz parte do Programa de Valorização Cultural do Paraná. O investimento é de US$ 14 milhões, ou 3% do total aplicado na expansão do Museu de Arte Moderna de Nova York, que custou US$ 400 milhões.