As regiões metropolitanas de grandes cidades paranaenses contarão com um atrativo a mais na área de entretenimento e cultura. Nos próximos cinco anos, deverão ser criadas 100 novas salas de cinemas, em municípios carentes de infra-estrutura de lazer e entretenimento. A meta do projeto Multi Cine Paraná é atender cidades da Região Metropolitana de Curitiba e municípios vizinhos de Cascavel e Londrina.

continua após a publicidade

O projeto tem o apoio do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio da Diretoria de Captação e Fomento e é organizado por oito empresários da indústria cinematográfica paranaense. ?É inegável a oportunidade do empreendimento, que chega em momento apropriado, em sintonia com a nova indústria do cinema brasileiro?, afirma o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. ?O Paraná sempre contou com grandes profissionais no setor de cinema e este projeto é o impulso que faltava?, afirma o deputado estadual Angelo Vanhoni (PT), que é parceiro do projeto.

Para captar recursos para a construção das 100 salas, será criado um Fundo de Participações e Investimentos. A previsão é que este fundo movimente R$ 45 milhões. Os recursos virão na forma de capital de risco ou investimentos subsidiados. O Imposto de Renda (IR) e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) poderão ser usadas na formação do fundo, pois poderão ser abatidos conforme previsto na MP n.º 2228-1 de 6 de setembro de 2001 do Funcines (Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional).

continua após a publicidade