Quando o assunto é rock nacional, é impossível não lembrar desta banda que se transformou num dos maiores ícones do movimento BRock dos anos 80s. Os Paralamas do Sucesso Perfil é um retrato da carreira do trio formado por Herbert Vianna (voz e guitarra), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria), formação que se mantém ao longo dos 23 anos do grupo. É a primeira vez que a série Perfil, da Som Livre, põe em evidência um grupo de rock nacional e também o primeiro lançamento da coletânea distribuída por dois CDs. Isso se explica pelas características dos Paralamas: hoje maduros, eles construíram uma carreira marcada por grandes hits permanentemente.
Os CDs são vendidos separadamente e reúnem 14 músicas, cada. São faixas que marcaram a história da banda brasiliense desde o seu início, em 1983. Sob influência de grupos como The Police, The Beat e The Specials e de ritmos como rock, reggae e ska, Os Paralamas do Sucesso ajudaram e ajudam, até hoje, a construir a história do rock nacional. O repertório dos dois volumes de Os Paralamas do Sucesso Perfil foi sugerido e aprovado pela própria banda. Os encartes trazem todas as letras e uma minibiografia que inclui os marcos de sua discografia.
A história do grupo começou quando os rapazes enviaram uma fita demo para a extinta Rádio Fluminense – na época, à procura de novos talentos na música. Não demorou muito para eles emplacarem seu primeiro sucesso, Vital e sua moto, do álbum Cinema mudo (1983). Em poucos meses, o trio começava a imprimir sua marca na música nacional, com sucessos como Óculos, Meu erro, Fui eu e Romance ideal, do LP O passo do Lui (1984), todas elas incluídas em Os Paralamas do Sucesso Perfil Volume I.
Duas músicas ganhadoras de diferentes categorias do Vídeo Music Brasil, da MTV, são do disco 9 luas (1996): Lourinha Bombril e Busca vida. Já a romântica Aonde quer que eu vá, parceria de Herbert com Paulo Sergio Valle foi lançada no disco Arquivo 2 (2000).
Os Paralamas do Sucesso Perfil Volume II traz quatro músicas do LP Selvagem (86), que vendeu mais de 750 mil cópias e é considerado até hoje um marco na carreira da banda. O repertório incluía críticas sociais (Alagados), bom humor (Melô do marinheiro), uma homenagem a Tim Maia (Você) e uma parceria com Gilberto Gil (A novidade). Esta canção, por sinal, tem uma passagem curiosa. Herbert pediu para Gil fazer a letra de uma melodia que ele tinha acabado de compor e, no fim daquele mesmo dia, o hoje ministro da Cultura devolveu a letra, respeitando absolutamente todas as métricas. Como forma de agradecimento, Gil foi convidado para participar dos vocais de Alagados.
O disco sedimentou o caminho para as primeiras incursões dos Paralamas pela América Latina e fez deles a banda brasileira mais conhecida na Argentina, Chile, Uruguai e Venezuela na década de 90. O sucesso do álbum também os credenciou a serem os primeiros de sua geração a participar do Festival de Montreux, em 1987. Na mesma ocasião, eles se apresentaram no Olympia de Paris.
Uns dias e Quase um segundo são do disco Bora Bora (1988), quando foram acrescentados sopros ao som da banda. Já Perplexo e Lanterna dos Afogados foram lançadas no disco Big Bang (1989), que consolidou definitivamente o novo formato sonoro da banda. Outro sucesso incluído no disco foi Ela disse adeus, de Hey, na na (1998). Do mesmo disco, O amor não sabe esperar conta com as participações especiais de Marisa Monte e Dado Villa-Lobos.
LISTING
OS PARALAMAS DO SUCESSO PERFIL VOLUME I
1. Óculos
2. Meu erro
3. Romance ideal
4. Fui eu
5. Me liga
6. Vital e sua moto
7. Cinema mudo
8. Bora Bora
9. Aonde quer que eu vá
10. Lourinha Bombril
(Parate y mira)
11. La bella luna
12. Capitão da indústria
13. Busca vida
14. O beco
OS PARALAMAS DO SUCESSO PERFIL VOLUME I
1. Alagados
2. A novidade
3. Melô do marinheiro
4. Você
5. Uns dias
6. Quase um segundo
7. Sábado
8. Tendo a Lua
9. Lanterna dos Afogados
10. O Amor não sabe esperar – Part. Esp.: Marisa Monte e Dado Villa-Lobos
11. Ela disse adeus
12. Seguindo estrelas
13. Perplexo
14. Cuide bem do seu amor.