Nesta terça-feira (21), os 38 alunos da delegação paraguaia que visita o Município assistem a produção cascavelense Chuva de Lingüiça, de Acir Kochmanski. O filme está inserido na programação do Eco do Festival de Cinema e tem exibição prevista para as 13h30, na Sala de Cinema e Vídeo Lala Schneider (terceiro piso da Biblioteca Pública). A sessão é aberta ao público.
De acordo com a coordenadora do Festival de Cinema, Clélia Oliveira, a apresentação do filme vem de encontro com o objetivo da comitiva. "Nesta exibição, os alunos terão a chance de prestigiar o trabalho cascavelense, além de treinar o português. Na ocasião, o diretor do filme estará presente para possíveis dúvidas", explica ela.
Intercâmbio
Os alunos visitam a cidade através do Programa de Intercâmbio Lingüístico e Artístico-cultural do Mercosul, Projeto Pilar. "No início de agosto, 15 professores e 30 alunos de 1ª a 4ª serie de Cascavel visitaram escolas e pontos turísticos na capital paraguaia e foram saudados com apresentações da cultural local. Agora, adolescentes com faixa etária entre 12 e 14 anos realizam a mesma atividade aqui", comenta a secretária do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação, Genice Bissane.
Genice é uma das responsáveis pela organização das viagens e entende que a oportunidade representa um diferencial no aprendizado destes alunos. "A proposta deste intercâmbio é ampliar o conhecimento dos jovens. Eles aprendem idiomas nas salas de aulas e, nestas visitas, são instigados a se comunicar com os alunos locais. Isto serve para o aperfeiçoamento da linguagem, percepção da pronúncia e da cultura", diz.
Segundo a professora coordenadora do Projeto Pilar, Helena Cristino Lopes, a experiência tem resultados positivos. "Este intercâmbio está sendo muito proveitoso não apenas no âmbito educacional, mas também no pessoal e profissional", completa. Além dos alunos, a comitiva paraguaia é composta por seis professores e dois representantes da Prefeitura de Assunção.
A delegação participa de outras atividades culturais por vários pontos da cidade até sexta-feira (24). A realização é da Prefeitura de Cascavel através da Secretaria da Cultura. Mais informações pelos telefones (45) 3321-2120 (Clélia) ou 3321-2252 (Genice).
Eco do Festival
O programa continua até dia 31 de agosto, sempre a partir das 13h30 na Sala de Cinema e Vídeo da Biblioteca Pública. Nesta quarta-feira (22), os curtas-metragens exibidos serão "Pai Nosso", "Nossa Senhora", "Filhos da Rua", "Santos, um dia de sol", "Pipas" e "Um conto de Natal". Na quinta-feira (23), o público presente poderá escolher o filme que quiser assistir dentre os exibidos no 2º Festival de Cinema de Cascavel.
Na sexta-feira (24), os curtas "Caminho da Escola", "Filhos da Rua", "Santos, um dia de sol", "Pipas", "Um conto de Natal" e o longa-metragem "A última batalha", estão previstos na programação. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (45) 3321-2112, com Cida. A capacidade da sala de exibição é de 46 lugares.
Serviço:
Exibição de "Chuva de Lingüiça" – Eco do Festival de Cinema
Sala de Cinema e Vídeo Lala Schneider
Terça-feira, 21 de agosto
Às 13h30
Informações e agendamento pelo telefone (45) 3321-2112 (Cida)
www.cascavel.pr.gov.br/cultura