Considerado um dos mais ousados cartunistas de sua geração, Glauco foi um criador intenso, que durante os trinta anos de publicação na Folha de S.Paulo divertiu seus leitores com seu humor escrachado e irreverente. Sempre muito econômico nos traços, desenhava com muita objetividade utilizando cenários mínimos. Seus personagens e a maneira de fazer as charges políticas trouxeram leveza e renovação para o humor brasileiro, que passava por um período duro de combate e oposição ao regime militar.

continua após a publicidade

Em “Geraldão – Espocando a cilibina! Nos gibis da Circo Editorial” estão reunidas todas as histórias dos personagens de Glauco (Geraldão, Casal Neuras, Zé do Apocalipse, Doy Jorge, Dona Marta e o Chato), editadas nas dez primeiras edições da revista Geraldão em ordem cronológica. Há, ainda, páginas e seções avulsas sobre o comportamento social e político da época: o surgimento da aids, os saques a supermercado, as relações familiares, a inflação e o processo de abertura política, sempre desenhados e tratados com muito humor e ironia. 

Biografia

Glauco Vilas Boas nasceu em Jandaia do Sul, no Paraná, em 10 de marco de 1957. Começou sua carreira nos anos 1970, em Ribeirão Preto. Em 1976, foi premiado no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o que o projetou para a grande imprensa. Começou a publicar na Folha de S.Paulo em 1977 desenhando charges políticas e tiras diárias onde, entre outros, nasceram os personagens, Geraldão, Casal Neuras, Zé do Apocalipse. A revista Geraldão editada pela Circo Editorial  que era distribuída em bancas de todo o País tornou o trabalho de Glauco conhecido nacionalmente. Glauco morreu no dia 12 de março de 2010, em Osasco, São Paulo.

continua após a publicidade

Serviço:
Titulo: Glauco – Geraldão espocando a cilibina! Nos gibis da Circo Editorial.
Autor: Glauco.
Organização e edição: Toninho Mendes.
Número de páginas: 304.
Preço: R$ 77,00.