Foto: Allan Costa Pinto
A banda Relespública tem 20 anos de estrada: ?A vontade de viver
de música superou todas as dificuldades que tivemos?.

Para muitos o número 13 significa azar. Mas para os roqueiros de plantão, hoje é dia para se comemorar. Reconhecido como Dia Internacional do Rock?-n?-Roll, 13 de julho é comemorado desde 1985 como a data símbolo desse estilo musical irreverente, que cativa a muitos e influência gerações até hoje.

continua após a publicidade

As primeiras bandas de rock surgiram nos anos 50s, quando os jovens da época se identificavam com os estilos rebeldes de cantores como Elvis Presley, Chuck Berry e Little Richard. Já nos anos 60s, os Beatles invadem a cena emplacando os sucessos I want to hold your hand e She loves you. Na mesma década, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Vanderléa começam a dar os primeiros passos do estilo no Brasil. Daí por diante, nos anos 70s e 80s, o rock ganha uma batida mais forte e pesada. Bandas como Led Zeppelin e Black Sabbath representam o movimento. Por aqui, Raul Seixas é quem fazia sucesso com as músicas Maluco beleza e Há dez mil anos atrás. Já a década 90 foi marcada pelo surgimento do movimento grunge, onde bandas como Pearl Jam e Nirvana lideravam as paradas em todo o mundo.

Durante todos esses anos, o rock consagrou-se não apenas como um tipo de música, mas também uma maneira seguida por muitos de se levar a vida. Exemplo disto é a banda curitibana Relespública, que desde 1989 representa o estilo nas noites da capital.

Influenciados pelos grupos The Who e Ira!, a banda tornou-se referência para o rock curitibano durante os quase 20 anos de estrada. ?A vontade de viver de música superou todas as dificuldades que tivemos como a falta de dinheiro e de lugares para ensaiar?, conta o vocalista Fábio Elias. Ele diz ainda, que todo o caminho percorrido está sendo recompensado. ?Hoje em dia, devido a nossa persistência, o público nos acompanha, comparece e canta muito nos shows. O pessoal adotou a Relespública como exemplo de banda de rock curitibana, isso nos deixa muito orgulhosos?, reforça o músico.

Foto: Allan Costa Pinto
Outra banda curitibana é o Charme Chulo, que apresenta um som irreverente, o chamado rock caipira.
continua após a publicidade

O rock possui várias vertentes, desde o clássico até o heavy metal, porém, um estilo que se destaca é o da banda curitibana Charme Chulo, que, segundo eles próprios, apresenta um som irreverente, o chamado rock caipira. ?A banda tem dois lados. O influenciado pelo rock e pop dos anos 80s. E o caipira, que traz sons típicos da música caipira e de moda de viola no Paraná. Buscamos assim, apresentar uma proposta mais inusitada de rock à capital?, explica o vocalista Igor Filus.

Ainda segundo a banda, o espaço para divulgação de bandas alternativas é pequeno na capital. ?Curitiba tem um espaço cultural muito restrito. Para nós que começamos do zero, sem fazer cover de artistas, foi complicado?, conta Filus.

continua após a publicidade

Quando perguntados sobre o rock, a resposta foi imediata.

?O rock é uma atitude que está acima da música em geral. Com uma viola, por exemplo, chocamos mais que um metaleiro distorcendo sons de uma guitarra?, acrescenta a banda.

Lugares para balançar a cabeça ao som de rock?-n?-roll

Procurando um lugar para curtir um autêntico rock and roll em Curitiba? A equipe de reportagem de conversou com as bandas Relespública, Charme Chulo e Mixtape e apurou dicas de lugares onde é possível deixar os problemas de lado e balançar a cabeça ao som de um bom rock.

*Empório São Francisco.

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1138 – Alto São Francisco. (41) 3222-0301.

*Hangar Bar.

Rua Dr. Muricy 1091, Centro. (41) 3077-8189.

*Ópera 1.

Avenida Jaime Reis, 313, Alto São Francisco. (41) 3224-8584.

*John Bull Pub.

Rua Mateus Leme, 2204, Centro Cívico. (41) 3252-0706.

*92º Café.

Rua Desembargador Benvindo Valente, 280. Alto São Francisco. (41) 3308-2792.

*Jokers.

Rua São Francisco, 164, Centro. (41) 3324-2351.

*James.

Rua Vicente Machado, 894, Centro. (41) 3222-1426.

*Porão Rock Clube.

Rua Presidente Carlos Cavalcanti,1188, Alto São Francisco. (41) 3324-8678.

*Wonka Bar.

Rua Trajano Reis, 326, Alto São Francisco. (41) 3026-6272.

*Crossroads.

Av. Iguaçu, 2310, Água Verde. (41) 3243-3711.