Para o coreógrafo e bailarino iraniano Hooman Sharifi, que está em Curitiba para um workshop na Casa Hoffman e três espetáculos no Guairinha, nada é constante e o sentido de estabilidade não existe. "Não é possível encontrar uma resposta satisfatória que permaneça por muito tempo", diz Hooman sobre seu trabalho, que pela primeira vez será apresentado no Sul do Brasil.
A Fundação Cultural, através da Casa Hoofmann, promove, nesta terça-feira (18/10), das 14h às 18h, com preço de R$ 25,00, um workshop com Sharifi. Nas noites de 20, 21 e 22, Sharifi e sua companhia, a Impure Company, apresentam-se no Guairinha, sempre às 21 horas, sendo o ingresso um quilo de alimento não-perecível. Ainda na tarde do dia 22/10, os integrantes da companhia estarão à disposição dos interessados para um bate-papo, das 15h às 17h, no Guairinha, com entrada franca.
Quando as pessoas questionam o roteiro de uma oficina de Hooman, ele costuma dizer que não pode oferecer algo pronto; fechado. "Não planejo muito que vai acontecer, não penso em técnica e em movimentos. Prefiro não preparar as coisas e esperar o encontro com o público para saber o que eles querem e que rumo dar a uma oficina."
O coreógrafo estende a maneira de agir para o processo de criação de sua companhia de dança. Segundo Hooman, a intenção é proporcionar dúvidas, indagações e fazer a mente do público trabalhar. Para ele, há milhares de pessoas no mundo com ótimas estórias para contar. "Acredito que estejamos contando estórias e promovendo encontros e diálogos", diz. "Eu me sinto um privilegiado em realizar o que eu quero ao mesmo tempo em que me sinto agradecido aos que trabalham sem poder fazer o que realmente gostam e querem. Entretanto, sei que a falta de opções depende muito das circunstâncias e, por isso, não julgo as ações das pessoas."
Hooman diz que não gosta de espetáculos grandiosos em que as pessoas saem em choque como se tivessem visto um Deus. "A Impure mostra um conjunto de movimentos de trabalhadores; são dançarinos que trabalham e estimulam o público a trabalhar simultaneamente. Acredito que as pessoas têm de escolher seus caminhos e fazer essas escolhas de maneira clara, questionando as ações.".
Para o coreógrafo, o público que paga o ingresso, senta e depois inicia um processo de trabalho. "O público não recebe informação sem processá-la. A idéia é estimular a dúvida e, portanto, estimular os sentimentos e ações."
Nascido no Irã, Hooman Sharifi foi para Noruega em 1989, aos 15 anos. Sua experiência em dança começou com hip-hop e street-jazz. Depois, aos 21 anos de idade, iniciou treinamento técnico em balé clássico e dança moderna. Em 1997, foi aceito no curso de coreografia do National College of Ballet and Dance in Oslo, onde se graduou na primavera de 2000.
Em 2000, Sharifi criou a Impure Company. A concepção de arte igual à política, em que consciência e compromisso social definem a palavra política, pontua o pressuposto da Impure Company e significa o que a arte é e deve ser.
No workshop, Hooman Sharifi abordará a experiência corporal a partir das idéias desenvolvidas pela Impure Company. Já o bate-papo no Guairinha pretende promover uma discussão com a platéia acerca da relação entre estética e política na concepção artística da Impure Company.
Para as apresentações, o Impure Company traz ao Brasil espetáculos inéditos, numa turnê que passa por Salvador (10 a 15 de outubro), e que segue para Belo Horizonte (24 a 29/10) depois de Curitiba.
O espetáculo do dia 20 será um trabalho solo do coreógrafo Hooman Sharifi, com o título "We failed to hold this reality in mind" (Nós falhamos em manter esta realidade na cabeça). Sharifi dialoga diretamente com essa polêmica, explicitando um posicionamento acerca da relação entre artista e seu contexto histórico, tradição e contemporaneidade sem o ranço das idealizações românticas ou das categorizações com base em hierarquias de valor.
Nos dias 21 e 22, o espetáculo será o trio "Hopefully someone will carry out great vengeance on me" (Espero que alguém se vingue em mim), que propõe um diferente sentido de participação civil, retomando a discussão sobre a função da platéia no espetáculo que se realiza no espaço convencional de teatro.
Serviço
Impure Company ? Hooman Sharifi em Curitiba
Workshop
DIA 18/10: Workshop com Hooman Sharifi, na Casa Hoffmann, entre 14h e 18h. Preço: R$ 25,00. Inscrições na Casa Hoffmann ou informações pelo telefone: 3321 3228 +/ 3321-3232
Casa Hoffmann ? Centro de Estudos do Movimento
Rua Claudino dos Santos, 58 – Largo da Ordem
Espetáculos (ingresso 1 quilo de alimento não-perecível)
Guairinha
Rua XV de Novembro, 971
DIA 20/10 (21h): Apresentação do solo "We failed to hold this reality in mind".
DIA 21/10 (21h): Apresentação do trio "Hopefully someone will carry out great vengeance on me"
DIA 22/10 (21h): Apresentação do trio "Hopefully someone will carry out great vengeance on me"
DIA 22/10: Bate-papo com a Impure Company, entre 15h e 17h, no Guairinha.