O método do psiquiatra Silva Dias está no livro Sonhos e Símbolos na Análise Psicodramática (Editora Ágora, 206 páginas), que traz também um glossário com os principais temas e conteúdos de sonhos.
Trilogia das Trilhas
Em contraposição à rotina moderna há um tipo de simplicidade em que é possível encontrar a satisfação de uma vida plena e feliz. É o que procura demonstrar o médico psiquiatra M. Scott Pock em sua Trilogia das Trilhas, que se encerra com Além da trilha menos percorrida (Nova Era, 352 páginas). O autor escreve sobre a complexidade do cotidiano e as escolhas individuais que podem influenciar toda a sociedade. Trabalha os conceitos do bem e do mal, narcisismo e amor-próprio, aprendizado e crescimento numa combinação rara que vai muito além da psicologia e da religião.
As cores como terapia
A psicóloga clínica Elaine Marini dá dicas e orientações de como as cores podem mudar sua vida em Cromoterapia (Editora Nova Era), onde lembra que a alegria exuberante das coloridas roupas indianas, a melancolia acinzentada de um dia nublado ou a explosão de alegria e cores dos fogos de artifício são exemplos claros do paralelo entre sentimentos e impressões visuais que experimentamos a todo o tempo, mesmo sem perceber.
Ao apresentar a terapia das cores associada à psicologia transpessoal, o livro explica como as propriedades de cada cor influenciam a transformação psicológica e física das pessoas, desde o simples estímulo visual até a ação vibratória específica de cada tonalidade percebida nos níveis mais sutis do corpo.
O livro traz orientações fundamentais sobre a relação entre as cores, o fluxo de energia através dos chakras e os órgãos do corpo humano, capítulos especiais sobre a dieta cromoterápica chinesa, as terapias que combinam música, meditação e cores, e os procedimentos básicos para aplicação do tratamento cromoterápico. Acompanha encarte com ilustrações.
Homofobia
O jornalista Nelson Faria, veterano profissional de Curitiba que foi assessor de imprensa do Teatro Guaíra e que passou a morar no Rio de Janeiro depois de uma injustiça, escreve Os iguais sob o arco-íris. O livro é encontrável nas livrarias Curitiba, Ghignone e Lyra, recém-inaugurada ao lado da Escola de Música e Belas Artes.
No livro, Nelson Faria conta que é alcoólatra, homossexual, soropositivo e que em 1991 foi preso, em Curitiba, por acusação de corrupção de menores. Diante da “mentira ardilosa”, ele revela que voltou ao álcool e não teve ajuda nem de advogados para restabelecer a verdade. O livro é seu auto de defesa e seu desabafo, após sair do fundo do poço.
Voluntariado
Realizado em julho de 2001, pelo Neats (Núcleo de Estudos em Administração do Terceiro Setor), em parceria com o AIV (Ano Internacional do Voluntariado), o I Congresso Brasileiro do Voluntariado discutiu formas de fomentar as atividades do Terceiro Setor, as muitas maneiras de ajudar e o que empresas e empresários têm feito por um mundo melhor.
O resultado de quatro dias de análises foi reunido em Voluntariado e as Críticas da Gestão Empresarial (Futura/Arx, 391 páginas). Milu Villela, Ruth Cardoso, Henry Sobel, Luciano Junqueira, Ana Maria Domeneghetti e Clotilde Perez são alguns dos 28 nomes que dão suas impressões nesse livro. Artigos, conferências e depoimentos fazem parte dessa obra, organizada por Luciano Junqueira e Clotilde Perez.
Solidariedade, responsabilidade, doação, amor, desigualdade, espiritualidade e religiosidade são alguns dos temas analisados na obra. Dividida em três partes, abrange depoimentos de setores empresariais e os trabalhos desenvolvidos em busca de um mundo melhor e uma sociedade mais justa, dúvidas relacionadas aos assuntos levantados nas conferências e artigos de nomes renomados, que apresentam uma reflexão mais acadêmica sobre a temática desenvolvida.