continua após a publicidade

Ao lado de Regina Duarte,
em Desejo de Mulher:
emendando papéis sensuais.

Mel Lisboa subestima seu poder de sedução. Aos 23 anos, ela acha que não é nenhum "mulherão". Com 1,65 m de altura e 52 quilos, faz mais o tipo "mignon". Quando sai às ruas, raramente usa roupas provocantes. Prefere um visual despojado, com saias longas e jaquetas jeans. Um óculos, que corrige a leve miopia, confere um ar ainda mais recatado à moça. Mas, quando entra em cena, Mel se transforma. Foi assim em Presença de Anita, quando interpretou a ninfeta fogosa que seduziu José Mayer.

Em Como Uma Onda, dá vida a Lenita, uma menina saliente que não hesita em dar em cima de homens casados. "Nas ruas, algumas pessoas olham para mim e suspiram: ?Puxa, mas você é tão pequenininha…?. Eles devem me achar um ?mulherão? na tevê", diverte-se.

No dia-a-dia, ar recatado.

Com um olhar quase ingênuo e um sorriso perturbador, Mel garante estar satisfeita do jeitinho que é. Quando finalmente posou para a Playboy, em agosto passado, pediu para que eventuais imperfeições não fossem corrigidas. "Quero ser reconhecida pelo meu trabalho e não pela minha beleza. Se, além de uma boa atriz, eu ainda for bonitinha, ótimo", admite. No momento, o que Mel mais deseja é provar que não é atriz de uma personagem só. Por isso mesmo, ela só faltou abrir uma champanhe quando foi convidada para fazer a antagonista de Como Uma Onda. "Fico feliz de estar de volta à Globo no horário das seis. Não me sinto obrigada a carregar a novela nas costas", confessa.

continua após a publicidade

Desde que despontou na tevê como Anita, em 2001, Mel já fez uma novela, dois filmes e quatro peças. Mesmo assim, o público ainda insiste nas referências à primeira personagem. "Sei que, daqui a 50 anos, as pessoas ainda vão olhar para mim e lembrar da Anita. Mas sei também que tenho mais a oferecer", avisa ela. Antes de voltar à Globo, Mel passou pelo SBT. Lá, foi escalada para protagonizar uma novela, A Outra, que nunca saiu do papel. "O único inconveniente foi receber cinco meses sem trabalhar. Mas o que eu podia fazer? Reclamar?", indaga ela, com um provocante balançar de ombros.

Caminho escrito nas estrelas

continua após a publicidade

A gaúcha Mel Lisboa sempre foi precoce. Começou a namorar aos 11 anos, fez a primeira tatuagem aos 13, começou a fazer análise aos 15 e estreou como protagonista de Presença de Anita aos 19. Mas, na verdade, Mel tinha apenas dois aninhos quando debutou na tevê, num comercial de gelatina. "As pessoas me acharam tão bonitinha que me convidaram para outros trabalhos", recorda. Aos 8 anos, Mel foi encorajada pela mãe, a astróloga Cláudia Lisboa, a fazer um curso de teatro na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio. Cinco anos depois, passou num teste para Malhação. No dia marcado para assinar o contrato, desistiu. "Não tive maturidade para colocar a minha cara a tapa", avalia.

Carioca do RS

Embora tenha nascido no Rio Grande do Sul, Mel passou a infância e adolescência no Rio de Janeiro. Há quase um ano, mudou-se para São Paulo, onde mora com o namorado, o ator Daniel Alvim. Filha da astróloga Cláudia com o músico Bebeto Alves, Mel tem uma irmã, Luna, quatro anos mais velha. O nome das meninas evidencia uma inegável simpatia da mãe pelo movimento hippie. "Minha mãe não foi exatamente hippie, mas tinha afinidade com o movimento paz e amor", brinca a atriz, que fez a primeira tatuagem com a autorização da mãe. Hoje, ostenta também uma flor e uma abelhinha no pescoço, três estrelinhas atrás da orelha, uma tribal na lombar, uma fada na virilha e parte de seu mapa astral na costela.

Quando soube que tinha sido escalada para Presença de Anita, inclusive, Mel não deixou de "consultar os oráculos". Pediu que a mãe interpretasse o movimento dos astros e predissesse o futuro. "Minha mãe é minha maior guru. Sempre a consulto em tudo que faço. Na época, ela disse que estava tudo conspirando a meu favor", recorda.