O Núcleo da Fundação Cultural de Curitiba da Regional Boa Vista e a Cia dos Palhaços promovem na próxima quinta-feira o projeto "Palhaços pondo a Mesa". Serão dois espetáculos que vão proporcionar a arte do palhaço para as crianças de escolas convidadas incentivando a ação solidária, já que o ingresso será um quilo de alimento.

continua após a publicidade

O objetivo do programa é a arrecadação de alimentos para a campanha "Natal Sem Fome" da Ação da Cidadania. O movimento nasceu em 1993, a partir do "Movimento pela Ética na Política", sendo liderada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.

Para a gerente do Núcleo da Fundação Cultural do Boa Vista, Ana Kohler, o projeto vai muito além da simples arrecadação de alimento. Ele estende-se para o fator solidariedade. "Sensibilizar a população da importância de se contribuir para com o próximo é uma tarefa fascinante. E o legal é que a partir deste trabalho será possível resgatar a magia da arte do palhaço que havia algum tempo estava esquecida. Uma ótima oportunidade para a criançada se divertir com responsabilidade", afirma Ana.

As apresentações serão às 10h e às 14h, no Auditório da Ordem Rosa Cruz (AMORC), no Bacacheri. A Fundação Cultural viabilizou a apresentação do espetáculo pelo convênio firmado com a AMORC. A organização do trânsito prezando a segurança das crianças e a arrecadação dos alimentos durante o evento, assim como o contato com as escolas para colaborar com a campanha também foi realizado pela Fundação. De acordo com a gerente do núcleo, as escolas que já confirmaram presença foram: o Colégio Nossa Senhora do Rosário, a Escola Interativa, a Escola Terceira Dimensão e a Escola Municipal Eny Caldeira.

continua após a publicidade

Viviane Estael Guiroud Bronze, diretora da Escola Municipal Eny Caldeira, no Tingüi, acredita que esta iniciativa é uma forma de trabalhar a arte-educação. "Incentivar as crianças a sair do colégio para ir ao teatro faz com que o processo comece dentro de casa, pois crianças de 9 a 10 anos, alunos da 4ª série, mobilizarão seus familiares a contribuírem para uma causa tão nobre. O despertar da solidariedade em família", diz Viviane.

No dia 7/12 e no dia 12/12 serão realizados espetáculos no Auditório José Maria Santos e no Espaço Teatro Regina Vogue, respectivamente. Ambos às 20h. Nestes dias os espetáculos estarão abertos ao público geral e o ingresso também será 1 quilo de alimento não perecível.

continua após a publicidade

Felipe Ternes, integrante da Cia dos Palhaços, afirma que a importância do projeto é incentivar a solidariedade por meio da ação voluntária. "A Cia dos Palhaços é um grupo auto-sustentável que pesquisa a arte do palhaço e cede parte do seu cronograma para trabalhos de cunho social. Acreditamos no agente transformador que o palhaço pode ser", afirma Felipe, que na Cia interpreta o palhaço Sarrafo. O grupo é formado ainda pelos palhaços Alípio (Rafael Barreiros), Wilson (Eliezer Vanderbrock) e pela palhaça Sombrinha (Milene Lopes Dias).

Os dois espetáculos realizados, "Circo S/A" e "Concerto em Ri Maior", têm 30 minutos de duração. Cada espetáculo tem uma característica diferente e trabalha com a interatividade e convida a participação da platéia. De acordo com Felipe, a linguagem do palhaço busca um elo entre artistas e platéia e a partir disso tudo pode acontecer. "A pesquisa desta arte nos fez descobrir que o palhaço é um ser fraterno e solidário, sendo assim a mensagem está implícita nos espetáculos, mesmo sendo indiretamente", diz Felipe. O projeto "Palhaços pondo a Mesa" tem a intenção de arrecadar mais de 1 tonelada de alimentos que serão repassados às instituições cadastradas através de cestas básicas.

"Circo S/A" é um espetáculo no qual dois palhaços, Sombrinha e Alípio, convertem-se em um circo todo: mágicos, malabaristas, domadores e contorcionistas. Na lógica lúdica do palhaço, o espetáculo busca o resgate da inocência e a interação com a platéia de modo a convidá-la a rir do reflexo de si própria espalhado no palhaço. Já em "Concerto em Ri Maior", o palhaço Wilson, vindo diretamente do sul da Rússia, e Sarrafo, seu fiel tradutor, tentam realizar um concerto musical dividido em três momentos: dança, música e malabarismo. A peça também propõe a interatividade e estuda a harmonia e o grotesco do movimento.

Serviço
Projeto "Palhaços pondo a Mesa"
(1/12) Quinta-feira, às 10h e às 14h.
Auditório da Ordem Rosa Cruz
Rua Nicarágua, 2.620, Bacacheri

(7/12) Quarta-feira, às 20h
Auditório José Maria Santos
Rua Treze de Maio, 665

(12/12) Segunda-feira, às 20h
Espaço Teatro Regina Vogue
Av. Sete de Setembro, 2775 ? loja 2004 ? Shopping Estação ? 2º piso