Palestra de jornalista investigativo

Günter Wallraff é autor de inúmeras reportagens investigativas e, entre outros, os livros Cabeça de Turco e Fábrica de Mentiras. Hoje a partir das 10h15, o renomado jornalista alemão estará proferindo palestra no Instituto Goethe de Curitiba, na Rua Reinaldino S. de Quadros, 33, com entrada franca. Após uma leitura de trechos de suas obras, haverá debate aberto ao público com jornalistas e convidados.

Wallraff sobre Wallraff

"A realidade minuciosamente observada e registrada muitas vezes é mais fantástica e mais intrigante do que a imaginação mais audaciosa de um escritor. Nunca pense, isso não é interessante, todo mundo aqui está careca de saber isso, e já estamos acostumados com isso."

"Eu acho, em primeiro lugar, é preciso criar consciência de que o óbvio é monstruoso, de que a normalidade é insuportável, das ínfimas catástrofes do cotidiano, para poder liberar um impulso para a mudança. A verdade é concreta. Não é uma coisa qualquer, geral, vaga e ambígua. Isso significa: não tecer acusações genéricas, não atacar desconhecidos. Ao invés disso, mesmo se não for possível mencionar nomes por motivos jurídicos, é importante descrever as coisas de uma forma que todos percebem, isso não pode ter sido inventado, a imaginação não consegue inventar tanto, isso aconteceu de fato. Brecht diz: "O crime tem nome, endereço e forma?.

O que se fala sobre Günter Wallraff

Süddeutsche Zeitung (segundo maior jornal de circulação nacional da Alemanha): "Depois de Erich Maria Remarque, Wallraff provavelmente seja o autor alemão mais influente deste século. Vamos aplicar a palavra suja sem medo: um verdadeiro elemento subversivo do sistema."

Prof. dr. Hans Mayer (professor influente de Literatura Alemã com grande engajamento no movimento antifascista alemão): "Os livros de Günter Wal-lraff são – mesmo onde necessariamente chocam o leitor -parecidos com romances satíricos. Talvez exatamente por isso tenham conseguido alcançar tantos leitores que nunca antes sentiram necessidade de entrar numa livraria."

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo