Vinte e cinco metros de altura e 86 de dimensão: este é o tamanho do Palco Mundo, lugar onde as principais atrações do Rock in Rio se apresentam nesta sexta edição realizada no Brasil. A reportagem do jornal O Estado de S.Paulo visitou os bastidores no início da tarde de quinta-feira, 24, e conheceu de perto a estrutura do local.

continua após a publicidade

Com um peso de 450 mil toneladas, o palco é o mesmo desde 2010. Além de ser utilizado nas últimas duas edições brasileiras (em 2011 e 2103), ele também foi transportado para Lisboa (em 2010, 2012 e 2014), Madri (em 2010 e 2012) e Las Vegas (em 2015).

A montagem total do espaço demora por volta de um mês para ficar pronta. De acordo com a organização do festival, são, ao todo, 60 toneladas de luz e 80 de placas especiais que dão mais vazão ao som na Cidade do Rock.

Os instrumentos de todos os músicos ficam divididos nos dois lados do palco. Ninguém tem privilégio.

continua após a publicidade

Sendo assim, no momento da visita da reportagem, a bateria de John Dolmayan, do System of a Down, banda de metal americana formada em Glendale, Califórnia, em 1992, principal atração da quinta, já estava estrategicamente montada.

O repórter também viu a guitarra e o baixo do CPM 22, banda brasileira de hardcore melódico formada em 1995, que abriu os trabalhos no Palco Mundo, às 19h. Instrumentos do grupo Hollywood Vampires, liderado pelo ator e músico Johnny Depp, que inclui ainda Alice Cooper e Joe Perry, do Aerosmith, que também se apresentou nesta quinta-feira, estavam à mostra.

continua após a publicidade

O acesso dos artistas, passando pelos camarins, até a chegada ao Palco Mundo, foi outro dos pontos avaliados e a conclusão é que o espaço é relativamente pequeno.

Entre uma apresentação e outra do Palco Mundo, um grupo de 40 homens ajuda na reestruturação das aparelhagens de cada banda, de acordo com a programação do evento.

Até o fim do Rock in Rio, 28 atrações terão se apresentado no Palco Mundo. Os destaques ficam por conta do Queen, Metallica, Rod Stewart, Elton John, System of a Down, Slipknot, Faith No More, Rihanna, Sam Smith, A-Ha e Katy Perry.

A única recordação ruim do palco, entretanto, ficou por conta do Metallica, que teve problemas de som durante a apresentação da banda na noite do sábado, 19, deixando por alguns minutos a Cidade do Rock em um silêncio nada bem-vindo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.