Com objetivo de ampliar o acesso à música infantil de qualidade, a Palavra Cantada traz para Curitiba o show ?Pé com Pé?. A capital paranaense é a primeira de 4 cidades da Região Sul do país, onde o projeto, que visa produzir uma música infantil moderna, lúdica e poética, deve passar até o final do ano. Serão realizados espetáculos para alunos de escolas públicas e outros abertos à comunidade, além de palestras para educadores de Paulo Tatit e Sandra Peres (Bate-papo Musical) e Ari Colares (oficinas de percussão).

continua após a publicidade

Depois de Curitiba, a excursão ainda segue para Itajaí, Joinville e Porto Alegre. O projeto, patrocinado da Petrobras, realizado em parceria com as Secretarias de Educação de cada cidade, vai possibilitar que dez escolas contempladas pelo projeto de cada cidade recebam uma coleção completa com os CDs e DVDs da Palavra Cantada.

Com seus dez CDs autorais que juntos somam mais de 500 mil cópias vendidas, a Palavra Cantada, que já conquistou conquistou um enorme público formado por pais e filhos, passou a fazer parte do cotidiano de inúmeras escolas do Brasil, graças à qualidade com a qual as canções são produzidas, no âmbito das letras, melodias e arranjos. Suas canções difundiram-se pelo Brasil, principalmente através da exibição de clipes pelas TVs educativas e da constante divulgação feita pelos educadores em suas escolas.

Os músicos criadores do selo, Sandra Peres e Paulo Tatit, propuseram-se a criar canções infantis dentro de um novo padrão de qualidade que julgavam merecer as crianças. Dentro dessa perspectiva, procuraram elevar a música infantil a um patamar superior construindo suas melodias, letras e arranjos com extremo cuidado e minuciosidade.

continua após a publicidade

Para surpresa da dupla, o resultado bastante poético e lúdico acabou por agradar igualmente não só as crianças como os adultos, fossem estes pais ou educadores. Nos shows de grande porte que nos dias de hoje os músicos realizam toda a família se diverte e se emociona. E escolas públicas e particulares de muitos Estados têm adotado os produtos do catálogo da Palavra Cantada em suas atividades cotidianas.

Inúmeros shows realizados em grandes teatros como Claro Hall, no Rio de Janeiro, Auditório Ibirapuera e Sala São Paulo, em São Paulo, Palácio das Artes, em Belo Horizonte, concha acústica do Teatro Castro Alves, na Bahia, como também a superação da marca de um milhão de cópias na comercialização e distribuição de CDs e DVDs são também retornos bastante consideráveis do trabalho realizado.

continua após a publicidade

Através dessa divulgação direta, canções como Sopa, Rato, Pindorama, Ora Bolas, Criança não Trabalha, Pé com Pé e tantas outras foram se popularizando e criando raízes cada vez mais profundas nos setores educativo e cultural de todo o país. Isso faz da Palavra Cantada uma referência de qualidade, e não é por outra razão que 5 de seus 10 discos foram premiados, como recentemente o CD ?Pé com Pé?, Prêmio TIM de melhor CD Infantil de 2005.

O Show  ?Pé com Pé?

Esse show já foi levado a várias cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ouro Preto, Florianópolis e Salvador, totalizando um  público superior a 20.000 pessoas. O espetáculo, que conta com o apoio de uma banda de forte apelo percussivo, perfaz uma viagem pela riqueza de ritmos e sonoridades brasileiras, explorando as raízes da nossa cultura musical de uma forma atual e muito envolvente. O repertório é composto basicamente pelas canções do CD homônimo, sem deixar de lado os grandes sucessos da Palavra Cantada, como ?Rato?, ?Pindorama? e ?Sopa?.

Trata-se  de um grande show em que a comunicação é direta, a energia toma conta de um público hipnotizado que acompanha passo a passo cada canção. Além de conquistar facilmente o público infantil, mais uma vez adultos e jovens cantam e dançam juntos com as crianças. Aliás, alcançando um objetivo que os dois criadores do selo perseguem desde os anos noventa, a saber: tratar o gênero infantil com tal profundidade e aprimoramento poético e musical que resulte um produto universal, sem qualquer divisão de faixas, classes ou regionalismos.

A direção artística, a cargo de Gustavo Kurlat, cuida de cada detalhe (luz, figurino, cenário e movimentação de palco) para fazer desse show um momento inesquecível para quem tem oportunidade de vê-lo.

O Bate-papo Musical

O Bate-papo Musical  tem sido sempre um momento de afirmação dos laços entre a Palavra Cantada e educadores que, ao usarem espontaneamente na sala de aula os produtos do selo, tornaram-se os maiores parceiros na divulgação do trabalho.
Em um clima de descontração e envolvimento, a dupla Sandra Peres e Paulo Tatit leva os participantes a uma breve viagem pela história da Palavra Cantada.  Nesse encontro eles convidam os educadores a conhecer mais de perto o processo de criação, de como são construídas as canções, as concepções dos arranjos, e também de suas experiências nesse longo contato com o universo infantil.

A partir de comentários a respeito de cada CD, contam curiosidades e dificuldades por que passam até chegarem ao produto final. Além do papo, Paulo e Sandra cantam e tocam suas músicas, sempre com a participação ativa e animada do público.
O Bate-papo Musical é sem dúvida uma oportunidade de conhecer a Palavra Cantada por um ângulo diferente, uma forma única e particular de se relacionar com os artistas e a obra.

Oficina de Percussão

Nessa oficina ministrada pelo professor e músico Ari Colares , será apresentado um panorama dos ritmos brasileiros tradicionais, com enfoque especial nos instrumentos de percussão afro-brasileiros. Procurará fazer o educador reconhecer os ritmos por trás de toda canção. A oficina apontará exemplos de composições do  CD  PÉ com PÉ inspiradas em manifestações populares.  

Serviço:
Petrobras apresenta show Pé com Pé com a Palavra Cantada
Local: Curitiba Master Hall
Data: Sábado e domingo (11 e 12 de novembro) às 16h00 e Segunda-feira (13) às 10h30 e às 14h30
Endereço: Rua Itajuba, 143 – (41)3248-1001
Bairro: Portão
Cidade: Curitiba / PR
Preço R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada). Na segunda-feira (13), o evento é gratuito – espetáculos fechados para alunos da rede pública.