A vida e o trabalho do naturalista britânico Charles Darwin – cujas teorias sobre a evolução das espécies formam a base da biologia contemporânea – são retratados na exposição Darwin: descubra o homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo, que começa a ser exibida nesta quinta-feira em Curitiba.
Originária do American Museum of Natural History de Nova York, a exposição está sendo trazida ao Brasil pelo Instituto Sangari, que tem sede em São Paulo. Adaptada ao público brasileiro, a mostra já foi vista por cerca de 350 mil pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília (DF) e Goiânia (GO). Até 2010, irá percorrer diversas outras cidades, como Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG).
“É uma exposição biográfica, pois apresenta um pouco da vida de Darwin, e que também aborda um capítulo importante da história da ciência, o estabelecimento da teoria evolutiva. Mostra como o naturalista elaborou a teoria da seleção natural e permite que o público realize não só uma viagem cronológica na diversidade, mas também intelectual”, diz a co-curadora da exposição, Maria Isabel Landim.
Na adaptação da mostra ao público brasileiro, foram incluídos detalhes da passagem de Darwin pelo Brasil, nos anos de 1832 e 1836, a bordo do navio HMS Beagle. Passando pelo Rio de Janeiro, Salvador (BA) e Fernando de Noronha (PE), “ele se surpreendeu com a diversidade da América do Sul, ao mesmo tempo em que ficou chocado com a estrutura social do Brasil, onde ainda existia escravidão”.
Para contextualizar a diversidade da América do Sul, a exposição utiliza algumas plantas (como espécies carnívoras e orquídeas) e alguns animais (como tartarugas aquáticas, iguanas e jabutis) vivos, o que geralmente surpreende os visitantes e encanta principalmente as crianças. Ainda na parte destinada à viagem de Darwin a bordo do HMS Beagle, tem destaque uma recriação cenográfica da Mata Atlântica.
Serviço
Exposição Darwin: descubra o homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo. De 23 de outubro a 30 de novembro na sala de eventos do prédio da pós-graduação e extensão da Universidade Positivo (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido). De segunda a sexta-feira, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Entrada: R$ 10,00 (inteira). Gratuito para crianças com menos de 7 anos, maiores de 60 anos e alunos e professores da rede pública mediante agendamento. Contato de agendamento de visitas guiadas para grupos: 0300 789 0002. Mais informações: www.darwinbrasil.com.br.