Nesta terça-feira (8), o Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n.º, Prado Velho) recebe a segunda edição da terceira temporada do projeto Paiol Literário. O convidado deste mês é o escritor sergipano Antonio Carlos Viana. A entrada é um livro adulto ou infanto-juvenil em bom estado. O material reunido ao final do ano será doado a instituições de apoio à leitura. Mediado pelo escritor e jornalista José Castello, o bate-papo começa às 20 horas.

continua após a publicidade

O Paiol Literário é realizado pelo jornal Rascunho, em parceria com o Sesi Paraná e com a Fundação Cultural de Curitiba ? com o incentivo do Fundo Municipal de Cultura. Desde 2006, o projeto já trouxe a Curitiba, para uma conversa com o público, 18 grandes personalidades da literatura nacional. O Paiol é um espaço cultural da Prefeitura de Curitiba.

Antonio Carlos Viana nasceu em Aracaju (SE), em 1946. É mestre em Teoria Literária pela PUCRS e doutor em Literatura Comparada pela Universidade de Nice (França). É tradutor e professor universitário aposentado. É autor de O Meio do Mundo e Outros Contos, Aberto Está o Inferno, Brincar de Manja e Em Pleno Castigo, entre outros. Sua obra recebeu os seguintes prêmios: Esso de Literatura (contos), em 1971; Prêmio da União Brasileira de Escritores (RJ), em 1974; Tobias Barreto da Prefeitura Municipal de Aracaju, em 1975; Prêmio Nacional de Contos Cidade de Belo Horizonte, em 1991; e Prêmio Nacional de Contos da Associação Gaúcha de Escritores, em 1991.

Os leitores do Rascunho que moram em outras cidades ou não puderem comparecer aos debates não ficarão de fora. As conversas entre os escritores e o público são sempre reproduzidas nas edições do jornal literário seguintes à do mês em que forem realizadas, e na página do Rascunho na internet (www.rascunho.com.br). Além disso, a TV Paulo Freire – destinada às escolas estaduais do Paraná – grava os encontros e os transmite em sala de aula para os professores da rede pública nos mais diversos municípios do estado.

continua após a publicidade

No dia 8 de abril, mesma data do encontro com Antonio Carlos Viana, também será comemorado o oitavo aniversário do Rascunho.

Também apóiam o Paiol Literário o Grand Hotel Rayon, a Tchukon Terapias e a CCZ Comunicação.

continua após a publicidade

O mediador

José Castello, 56 anos, carioca radicado em Curitiba, é jornalista e escritor. Trabalha como crítico literário para os jornais O Globo e Rascunho e para a revista Época, entre outros. É mestre em Comunicação pela UFRJ. Foi editor do caderno "Idéias" do Jornal do Brasil e cronista e repórter literário do "Caderno 2" de O Estado de S. Paulo. É autor, entre outros, de O Homem sem Alma/Diário de Tudo, Vinicius de Moraes: o Poeta da Paixão, Inventário das Sombras, Fantasma e A Literatura na Poltrona. A editora Global publicou, em 1994, uma seleção de suas crônicas: As Melhores Crônicas de José Castello, organizada e prefaciada por Leyla Perrone Moisés.